Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Defesa de Aécio pede ao STF suspensão de seu afastamento

Tucano quer que plenário do STF decida antes ação sobre permissão do Legislativo à aplicação de medidas cautelares contra parlamentares

Por Da redação
Atualizado em 2 out 2017, 19h06 - Publicado em 2 out 2017, 15h39

A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) impetrou nesta segunda-feira um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão, por meio de liminar, da decisão da Primeira Turma do STF que afastou o tucano do mandato parlamentar e impôs a ele o recolhimento domiciliar noturno.

No pedido, o advogado de Aécio, Alberto Toron, solicita que o afastamento seja suspenso ao menos até que seja julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que trata da necessidade ou não de aval do Legislativo para que o Judiciário possa aplicar medidas cautelares contra parlamentares. Após o relator da ação, ministro Edson Fachin, ter liberado o processo para julgamento pelo plenário do STF, a análise da ADI foi marcada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, para o próximo dia 11 de outubro.

A decisão da Primeira Turma do STF colocou os Poderes Judiciário e Legislativo em oposição após o Senado ter aprovado, na sexta-feira, um requerimento de urgência para que o plenário da Casa revise a decisão sobre o afastamento de Aécio.

Nesta segunda-feira, após reunião de quase duas horas com Cármen, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), confirmou que a votação sobre o afastamento de Aécio Neves está confirmada para esta terça-feira. O peemedebista, no entanto, admitiu que a votação poderia ser revista em caso de uma decisão liminar sobre o assunto no STF. Minutos depois da declaração, o mandado de segurança foi protocolado na Corte.

“Não tenho como adiar uma votação que foi feita através do regime de urgência assinado pela quase totalidade dos líderes e aprovado em voto nominal. Vamos aguardar até amanhã, em relação a essas medidas que foram colocadas à disposição do Supremo”, declarou Eunício após o encontro com a presidente do Supremo.

Continua após a publicidade

Ainda não foi escolhido um relator para o pedido da defesa de Aécio. O sorteio, contudo, excluirá os ministros da Primeira Turma, composta por Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, e ficará restrito aos integrantes da Segunda Turma: Gilmar Mendes, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Dias Toffoli.

No processo, o advogado Alberto Toron argumenta que Aécio “não pode, para fins processuais penais, ser tratado como um funcionário público qualquer”, entre outras alegações. “É que a Constituição Federal o desequipara, dotando-o de prerrogativas especiais. Se ele não pode ser preso, é de se perguntar a medida, que é alternativa à prisão, pode lhe ser imposta?”, indaga.

Em um segundo mandado de segurança, também protocolado nesta segunda-feira, o PSDB pede que o STF conceda uma liminar para suspender em definitivo o afastamento de Aécio, considerando-o ilegal.

(com Agência Brasil e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.