Delegação da Tanzânia participa no Rio de Janeiro de intercâmbio em segurança, turismo e empreendedorismo
Governo fluminense já recebeu outras 25 comitivas internacionais que vieram buscar aperfeiçoamentos nos últimos quatro anos

Uma delegação da Tanzânia está na cidade do Rio de Janeiro cumprindo uma extensa agenda de intercâmbio que envolve a participação de dirigentes de diversos setores do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A visita, que começou na última terça-feira, 19, e se estenderá até o dia 27, tem como objetivo principal a troca de experiências sobre estratégias de policiamento, segurança pública e gestão integrada de grandes eventos, entre outras áreas.
A comitiva tanzaniana mira especialmente a preparação para a ‘Copa Africana de Nações 2027’ e estruturação de protocolos para lidar com o aumento do turismo. Só na atual gestão, o governo fluminense já recebeu pelo menos outras 25 comissões estrangeiras com o mesmo objetivo: Colômbia, Suíça, República Tcheca, Itália, Quebec (Canadá), Tailândia, Reino Unido, Bélgica, Benin, Dinamarca, Perak (Malásia), Liaoning, Nigéria, Moçambique, Moscou, Estados Unidos, além das chinesas Pequim, Hebei, Shanghai, Zhejang, Tianjin, Guanxi, Jinhua, Shandong e Sichuan.
“É um orgulho servir de exemplo para tantas delegações no nosso estado. Essas trocas de experiências, de aprendizado mútuo, reforçam o papel do Rio de Janeiro como referência em gestão integrada, especialmente em grandes eventos, e aumentam ainda mais a nossa responsabilidade. A cooperação internacional é fundamental para aprimorar estratégias e fortalecer laços entre nações na proteção de suas populações”, destacou o governador Cláudio Castro.
O cronograma da comitiva africana, composta por 22 representantes de órgãos de segurança tanzanianos, inclui visitas a unidades especializadas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), além de palestras, instruções práticas e acompanhamento de operações reais.
Comando e Controle em Grandes Eventos
Na terça-feira, 19, a delegação participou da abertura oficial do evento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O dia foi marcado por uma série de apresentações institucionais, com destaque para palestras sobre comando e controle integrados em grandes eventos, policiamento turístico, segurança e proteção pública, além de uma visita guiada às instalações do CICC.
À noite, os visitantes acompanharam, diretamente do Estádio do Maracanã, uma operação conjunta da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, durante a partida entre Fluminense e América de Cali pela Copa Sul-Americana.
“O Estado do Rio é reconhecido mundialmente pela realização de grandes eventos: Copa do Mundo, Olimpíadas, G20, BRICS, shows da Madonna e Lady Gaga na praia de Copacabana e réveillon, por exemplo. Todos eles sem nenhuma intercorrência grave. Somos modelo para o planeta”, contou o subsecretário de Relações Internacionais do Estado do Rio, Bruno Costa.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, e o comandante do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur), tenente-coronel Wallerson Scherrer, ressaltam que a confiança das autoridades internacionais foi conquistada ao longo dos últimos anos.
“Adquirimos esse know-how com muito esforço para atender a expectativa mundial em relação aos megaeventos”, apontou Nogueira. “Em janeiro deste ano, a convite do governo tanzaniano, uma equipe nossa esteve naquele país, mostrando nossa evolução em segurança, tecnologia e infraestrutura, frutos do investimento desta gestão, da ordem de R$ 4,5 bilhões nas nossas forças de segurança”, completou o tenente-coronel Scherrer.
Programação intensa
A programação da comitiva tanzaniana inclui ainda visitas a todas as unidades de operações especiais e de policiamento especializado da Corporação. Ao longo da semana, os tanzanianos também participarão de operações simuladas conjuntas, que ocorrerão no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e no centro de treinamento do Comando de Operações Especiais (COE), envolvendo o Grupamento de Ações Motociclísticas (GAM), o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont), além do BPTur. Antes de retornar, o grupo também conhecerá ações do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE).
O programa abrange cinco eixos principais:
– Segurança pública e gestão de emergências: Preparação para a Copa Africana de Nações 2027 e estruturação de protocolos para lidar com o aumento do turismo;
– Comércio e empreendedorismo: Apoio a micro, pequenas e médias empresas (SMEs), promoção da inovação e expansão da cooperação econômica com o Brasil;
– Turismo e esportes: Desenvolvimento do turismo e das atividades ligadas a esportes de praia e marítimos;
– Fomento e acesso a crédito: Microcrédito, educação financeira e incentivo a empreendedores;
– Startups e hubs de inovação: Estímulo à criação de novos negócios e centros de inovação.