Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Deputado ligado a Flávio Rocha propõe criar CPI do Facebook

Jerônimo Goergen coordena bancada de parlamentares que atuam pelo Brasil 200, movimento do ex-presidenciável que foi derrubado da rede nesta quarta

Por Da Redação
Atualizado em 25 jul 2018, 20h24 - Publicado em 25 jul 2018, 19h09

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), coordenador da recém-criada Frente Parlamentar Mista Brasil 200, quer propor a criação de uma CPI do Facebook. “Vivemos em um País democrático”, disse ele à reportagem. Goergen divulgou um vídeo nesta quarta-feira propondo a apuração da ação da rede social que retirou do ar 196 páginas e 87 perfis, incluindo páginas e contas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL) acusadas de uma ação coordenada de “desinformação”.

“Isso é inaceitável. Estamos estudando a possibilidade de buscarmos assinaturas para a criação de uma CPI do Facebook”, afirma o deputado. A Frente Brasil 200 é a representação na Câmara do Movimento Brasil 200, formado por um grupo de empresários que propõem uma agenda liberal para o Brasil tendo como meta o bicentenário da Proclamação da República, em 2022.

A página do Brasil 200 foi uma das derrubadas pelo Facebook. O movimento foi fundado pelo empresário Flávio Rocha, que até a semana passada era pré-candidato à Presidência pelo PRB com o apoio do MBL. Fontes ouvidas pela agência Reuters nos Estados Unidos afirmam que as páginas desativadas faziam parte de uma rede de compartilhamento de notícias falsas. Tanto o Brasil 200 quanto Flávio Rocha e o MBL negam.

Goergen disse que vai agendar uma reunião com os deputados da frente na próxima semana para avaliar a situação. “Não tivemos nenhum aviso prévio e quero entender a situação para não fazer algo precipitado”, disse.

O ex-presidenciável Flávio Rocha usou as redes sociais para criticar a situação. “Conclamo a bancada do Brasil 200 no Congresso Nacional a tomar posição sobre essa arbitrariedade. Nem no tempo da ditadura se verificava tamanho absurdo”, escreveu Rocha. O líder do PRB na Câmara, deputado Celso Russomanno (SP) disse à reportagem que iria conversar com o partido para definir quais providências devem ser tomadas.

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.