Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Dias decisivos para a família Maia em seu reduto político

Expectativa é de anúncio do nome de Cesar Maia como vice de Marcelo Freixo, mas PSD e PDT ainda tentam movimento de reconquista do clã

Por Caio Sartori Atualizado em 14 jul 2022, 14h53 - Publicado em 14 jul 2022, 14h48

A expectativa na campanha de Marcelo Freixo (PSB) para o governo do Rio de Janeiro é de que a chapa com o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) de vice possa ser anunciada neste sábado, 16, a quatro dias do início das convenções partidárias. O movimento de aceno ao centro do ex-Psol vem sendo bem recebido pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, filho de Cesar e presidente dos tucanos no estado. 

Por outro lado, a aliança entre o PDT e o PSD anunciada nesta semana ainda tenta demover Maia do embarque na candidatura Freixo, hoje empatada na pesquisas com o atual governador, o bolsonarista Cláudio Castro (PL). O prefeito Eduardo Paes, comandante do PSD no Rio, e o presidente pedetista, Carlos Lupi, conseguiram chegar a um acordo para que Felipe Santa Cruz seja vice de Rodrigo Neves na eleição estadual. Na divulgação oficial da chapa, na manhã desta quinta-feira, Lupi deixou seu recado para Maia, com quem conversará antes do fim de semana. 

“Tenho certeza que Rodrigo Maia vai pensar bem antes de se aliar a uma pessoa que ele mal conhece”, disse, referindo-se a Freixo. 

Agora sem a possibilidade de colocar o pai de vice da “terceira via” local, uma forma de convencer os Maia passa pela oferta de uma candidatura tucana ao Senado, terreno hoje já cheio de intrigas e ainda muito indefinido. Paes, por exemplo, chegou a manifestar simpatia pelo pessebista Alessandro Molon, pivô do atrito entre PSB e PT na aliança fluminense. 

No entanto, como o deputado federal sinaliza a aliados o interesse de disputar a eleição para a prefeitura em 2024 – quando o atual mandatário buscará a reeleição -, há uma leitura de que dificilmente Paes impulsionaria este ano o nome de um possível futuro adversário. O prefeito tem boa relação com André Ceciliano, o petista abraçado por Lula para o Senado no Rio. No ano passado, chegou a convidar o atual presidente da Assembleia Legislativa para o PSD, em cujas fileiras muitos aliados do mandatário já declararam que vão apoiar o petista.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.