Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dilma e Lula comemoram vitória de chapa de Cristina Kirchner na Argentina

Ex-presidente classificou o resultado como "triunfo animador das forças progressistas sobre o neoliberalismo"

Por Da Redação Atualizado em 13 ago 2019, 10h23 - Publicado em 13 ago 2019, 10h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) comemorou em sua conta no Twitter a vitória da chapa Frente de Todos, formada por Alberto Fernández e pela ex-presidente Cristina Kirchner, nas eleições primárias da Argentina no último domingo. O resultado impôs uma dura derrota ao presidente Mauricio Macri, que busca a reeleição.

    “A vitória da chapa Alberto Fernández-Cristina Kirchner nas prévias presidenciais é uma luz no fim do túnel para o povo argentino e para a América Latina e um enorme alento para todos que lutamos pela democracia. Triunfo animador das forças progressistas sobre o neoliberalismo”, tuitou Dilma.

    Em sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Fernandez e Cristina. “É preciso dar esperança ao povo, trazer dias melhores e cuidar de quem mais precisa. Um forte abraço do amigo Lula”, escreveu a assessoria do presidente, que recebeu um agradecimento do candidato presidencial.

     

    O resultado das prévias no país vizinho também foi comemorado por outros petistas, como deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Ele chamou o resultado de “triunfo colossal” e o classificou como um “aviso prévio” ao presidente Jair Bolsonaro de que o “clima está mudando na América Latina”. O parlamentar também criticou a reação do mercado financeiro. “Os abutres do mercado financeiro na Argentina jogaram a toalha e dão como certa a derrota de Macri. Aí atacam a moeda do país, fazendo o dólar disparar de 46 para 60 pesos em minutos. E como resposta a taxa de juros subiu para 74%”

    Continua após a publicidade

    A presidente do PT Gleisi Hoffmann também manifestou seu apoio à chapa de Kirchner. “Dia de esperança hoje na Argentina com a vitória nas prévias eleitorais de @alferdez e @CFKArgentina sobre o neoliberalismo de Macri! Sucesso e parabéns ao povo argentino por decidir que o melhor caminho é o desenvolvimento econômico e social e o combate às desigualdades.”

    Já o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em evento no Rio Grande de Sul, que a volta da ex-presidente ao poder colocará “a Argentina no caminho da Venezuela” e ele não quer “irmãos argentinos fugindo para cá”. “Se essa esquerdalha voltar aqui na Argentina, nós poderemos ter, sim, no Rio Grande do Sul, um novo estado de Roraima. E não queremos isso: irmão argentinos fugindo pra cá, tendo em vista o que de ruim parece que deve se concretizar por lá caso essas eleições realizadas ontem se confirmem agora no mês de outubro”, disse Bolsonaro nesta segunda-feira, 12, em evento na cidade de Pelotas (RS).

    O comentário de Bolsonaro foi reprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “A gente deveria primeiro aguardar o resultado do processo eleitoral para depois tomar qualquer tipo de atitude. Isso é importante para não ficar parecendo tentativa de interferência. Não sei se essa tentativa é real ou não. Mas sendo, acho que talvez dê voto e até consolide voto pra chapa da ex-presidente Kirchner. Creio que ninguém goste de ver interferência de um país no outro”, avaliou Maia em entrevista ao programa Roda Viva.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.