Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Doria critica Bolsonaro na ONU: ‘Inoportuno e inadequado’

Governador paulista afirmou que o presidente perdeu a oportunidade de restabelecer a confiança internacional no Brasil

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 set 2019, 14h06 - Publicado em 24 set 2019, 12h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), elevou o tom nesta terça-feira na crítica ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que discursou hoje na Assembleia Geral da ONU.”Primeiro, inadequado. Segundo, inoportuno. Terceiro, sem referências que pudessem trazer respeitabilidade e confiança ao Brasil no plano ambiental, no plano econômico e no plano político. Quarto, péssima repercussão internacional. O mundo inteiro está repercutindo pessimamente a intervenção do presidente na Assembleia Geral das Nações Unidas”, disse o governador em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

    Nas últimas semanas, o relacionamento entre os ex-aliados se esgarçou completamente, com uma escalada na troca de hostilidades e os dois tentando se viabilizar eleitoralmente em 2022. Nos últimos meses, Doria, que se elegeu com o slogan Bolsodoria, aproximou-se de ex-companheiros de Bolsonaro, como o deputado Alexandre Frota e o empresário Paulo Marinho, deu acenos de apoio ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e fez viagens internacionais para melhorar a imagem do Brasil no plano ambiental e econômico, conforme ele mesmo anunciou. Bolsonaro se irritou com as movimentações e passou a dizer que Doria era “amigão” dos ex-presidentes Dilma e Lula e que “mamou” nos governos do PT ao comprar um jatinho pela sua empresa com financiamento do BNDES, em 2010.

    Doria vinha alfinetando o presidente em críticas pontuais à indicação do filho Eduardo Bolsonaro para a embaixada americana e ao posicionamento do presidente em relação à questão ambiental, mas na última semana ele decidiu endurecer os ataques. Na sexta-feira passada, o governador disse em Tóquio que o presidente deveria governar mais e tuitar menos. E, nesta segunda-feira, disparou contra o discurso do presidente na ONU.

    “Lamento que o presidente tenha perdido mais uma oportunidade para o Brasil, o país para o qual foi eleito para representá-lo bem. Faltou bom senso e humildade”, completou o governador.

    Em sua fala no plenário da ONU, Bolsonaro abriu frentes de ataques contra os governos de esquerda no Brasil, a posição da França frente aos incêndios na Amazônia e contra o cacique caiapó Raoni Metuktire, uma das principais vozes contra as políticas indigenista e ambiental da sua gestão. Sob a alegação de que trazia a “verdade” ao plenário, o presidente brasileiro criticou até mesmo a própria ONU, a quem acusou de “perverter a identidade biológica”, em referência à agenda da organização em favor da diversidade de gênero. “Apresento aos senhores um novo Brasil, que esteve à beira do socialismo”, declarou no início de seu discurso de 31 minutos.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.