Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Efeito Moro’ rende o pior dia para o governo Lula

Declarações do presidente sobre a ação criminosa do PCC levou popularidade digital ao chão

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 abr 2023, 11h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A sequência de falas destemperadas – e, sobretudo, sem nenhum respaldo na realidade – envolvendo o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) rendeu ao presidente Lula (PT) o pior dia em termos de popularidade digital.

    A avaliação foi constatada pela própria equipe que cuida da imagem do presidente nas redes sociais. Internamente, há uma preocupação sobre o efeito da retórica do petista, cada vez mais belicosa.

    O tombo foi registrado na semana passada. Na véspera da operação da Polícia Federal que desvendou uma ação do PCC para sequestrar Moro, Lula usou um palavrão, durante uma entrevista, para descrever o que pensava em fazer com o ex-juiz da Lava-Jato enquanto cumpria pena em Curitiba.

    Depois, ao tratar do caso, ao invés de prestar qualquer tipo de solidariedade diante da ação arquitetada pela facção criminosa, Lula reagiu com ironia. “É visível que é uma armação do Moro. (…) Eu não sei o que ele vai fazer da vida se ele continuar mentindo do jeito que está mentindo”, afirmou o presidente.

    “Foi o pior dia para o governo desde o início do mandato”, disse a VEJA um auxiliar que cuida da imagem do mandatário. Naquela quinta-feira, os relatórios de desempenho registraram índices recorde de avaliação negativa do presidente.

    A consultoria Quaest também mediu o baque: na semana de 20 a 24 de março menções positivas ao governo atingiram o menor patamar da série histórica, quase 30 pontos porcentuais abaixo da média registrada desde o início do governo. O desgaste foi inevitável.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.