Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Eike Batista tenta fazer delação três anos depois de ser preso

A esposa do empresário, Flávia Sampaio, também tenta acordo com a Procuradoria Geral da República

Por Roberta Paduan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jan 2020, 21h44 - Publicado em 19 jan 2020, 21h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Prestes a completar três anos de sua prisão pela Operação Lava Jato, o empresário Eike Batista finalmente se convenceu que não lhe resta outra saída, a não ser um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal.

    Sua esposa, a advogada Flávia Sampaio, também participa das negociações com os procuradores. A informação foi veiculada pelo jornal O Globo, e confirmadas por VEJA pelo advogado Fernando Martins. Segundo Martins, no entanto, o filho mais velho de Eike, Thor Batista, não participa das negociações, pois não tinha conhecimento dos negócios que levaram à colaboração.

    Eike foi preso em 30 de janeiro de 2017, depois que os doleiros Marcelo e Renato Chebar delataram que ele havia pago 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. O dinheiro foi passado a Cabral por meio de uma conta internacional em nome de um laranja.

    Os irmãos Chebar eram doleiros e administravam cerca de 100 milhões de dólares acumulados em propinas pelo ex-governador durante os dois mandatos em que comandou o estado do Rio.

    Eike já foi condenado pelo caso em primeira instância. Pegou 30 anos de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Agora, aguarda em liberdade ao julgamento da segunda instância.

    Cabral, apesar de preso em novembro de 2016, só começou a confessar seus crimes em fevereiro do ano passado. Ele não conseguiu, no entanto, fechar um acordo de colaboração.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.