Na volta, Eike estava ‘calmo e sereno’, dizem companheiros de voo
Passageiros relataram que o empresário até dormiu durante a viagem de Nova York ao Rio; ele saiu da aeronave escoltado por agentes da PF e sem algemas
Por Luísa Bustamante
Atualizado em 4 jun 2024, 20h18 - Publicado em 30 jan 2017, 11h28
(reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade
Sem sair pelo portão de desembarque internacional do aeroporto do Galeão, o empresário Eike Batista, que se entregou hoje à Polícia Federal, frustrou quem esperava sua chegada. Já os passageiros que estavam no vôo 793 da American Airlines, mesmo voo de Eike, afirmaram que ele estava “calmo e sereno”.
O empresário Nestor Wright, que se sentou perto do Eike, disse que ele conversou sobre amenidades e, logo em seguida, dormiu. O americano David Barton sentou ao lado do empresário na classe executiva do avião e disse que, assim que aterrissaram, o piloto pediu que os passageiros esperassem cinco minutos para que Eike pudesse ser retirado da aeronave. O empresário pegou a mala e saiu sem algemas ao lado de agentes da PF.
Outros passageiros também destacaram a frieza de Eike. O empresário Sergio Padovani afirmou que não sentiu pena do ex-bilionário. “Não fiquei com dó dele, enquanto ele estava com Lamborguini na sala, eu estava ralando”, afirmou se referindo ao veículo de luxo que Eike mantinha em sua sala.
A saída dos passageiros foi acompanhada pela imprensa, curiosos e parentes de pessoas que estavam no voo. Entre eles, um se arriscou a defender o empresário, acusado de pagar propina milionária ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). “Eike trouxe empregos pro Brasil. Os orixás não vão deixar ele mentir e a função dele é espiritual. Na delação, ele vai alertar como tem ladrão na política”, disse Roberval Uzeda, conhecido como Pai Uzeda Babalaorixá.
1/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
2/19 Eike Batista deixa à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento - 31/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
3/19 Eike Batista deixa à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento - 31/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
4/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
5/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
6/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
7/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
8/19 Eike Batista chega à sede da Polícia Federal no Rio para prestar depoimento (Ueslei Marcelino/Reuters)
9/19 O empresário Eike Batista chega ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, conduzido por policiais federais. Ele foi preso logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), vindo de Nova York (EUA) - 30/01/2017 (Fábio Mota/Protegido: Estadão Conteúdo)
10/19 O empresário Eike Batista, de cabelo raspado (careca) deixa o presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro, após ser trazido pela Policia Federal e segue para rumo desconhecido - 30/01/2017 (Fábio Motta/Protegido: Estadão Conteúdo)
11/19 Chegada de Eike Batista no presídio Ary Franco em Agua Santa. Eike com a cabeça raspada deixa o presídio - 30/01/2017 (Guilherme Pinto/Agência O Globo)
12/19 O empresário Eike Batista chega ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, conduzido por policiais federais. Ele foi preso logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), vindo de Nova York (EUA) - 30/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
13/19 O empresário Eike Batista chega ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, conduzido por policiais federais. Ele foi preso logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), vindo de Nova York (EUA) - 30/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
14/19 O empresário Eike Batista chega ao Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, conduzido por policiais federais. Ele foi preso logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), vindo de Nova York (EUA) - 30/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
15/19 EIke Batista saindo do IML no Rio de Janeiro - 30/01/2017 (Francisco Silva / Wallace Barbosa/AgNews)
16/19 Eike Batista chega ao presídio Ary Franco após ser preso no Rio - 30/01/2017 (Jose Lucena/Futura Press/Folhapress)
17/19 O empresário Eike Batista, procurado pela Polícia Federal por conta da Operação Eficiência, desdobramento da Operação Lava Jato, embarca rumo ao Brasil no aeroporto JFK em Nova York nos Estados Unidos (Renata Cafardo/Folhapress)
18/19 O empresário Eike Batista chega ao Brasil e é preso por conta da Operação Eficiência, desdobramento da Operação Lava Jato - 30/01/2017 (TVEGlobo/Reprodução)
19/19 Agente da Polícia Federal aguarda desembarque de Eike Batista no Rio de Janeiro - 30/01/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.