Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Francisco Dornelles assume governo do RJ imediatamente

Vice já havia assumido o cargo de governador em 2016; na ocasião, ele decretou estado de calamidade financeira no estado

Por Da redação
29 nov 2018, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Governador interino, Francisco Dornelles, durante entrega do mapa de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, na FIRJAN, Rio de Janeiro
    Francisco Dornelles assume imediatamente o governo do Rio de Janeiro (José Lucena/FuturaPress/Folhapress)

    O vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP), 83 anos, assumirá imediatamente o comando do estado diante da prisão preventiva do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) na manhã desta quinta-feira em um desdobramento da operação Lava Jato.

    Essa não será a primeira vez que ele assumirá o governo do Rio de Janeiro. Em março de 2016 assumiu o cargo em decorrência dos problemas de saúde de Pezão, que tratava de um câncer. Ficou interinamente no governo por sete meses, incluindo o período em que os Jogos Olímpicos aconteceram na cidade. Naquele período, Dornelles decretou estado de calamidade financeira no Estado.

    Em julho de 2017, Dornelles voltou a assumir o governo por uma semana, após Pezão tirar uma licença médica. Em entrevista à VEJA em agosto daquele ano, ele criticou a política de segurança do Rio de Janeiro, pelo modelo das UPPs.

    Natural de Belo Horizonte, Dornelles é um político experiente com vários mandatos como parlamentar no Congresso Nacional. Foi ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. É sobrinho do ex-presidente Tancredo Neves e primo em segundo grau do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

    Continua após a publicidade

    Dornelles foi Ministro da Fazenda durante cinco meses durante o governo José Sarney, em 1985. De 1996 a 1998 foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso e de 1999 a 2002, foi Ministro do Trabalho também no governo FHC.

    Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro de 1987 a 2007, quando foi eleito senador. Ficou no cargo até 2014, quando foi eleito vice-governador do Rio na chapa de Pezão.

    (com Agência Brasil)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.