Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Gilberto Kassab é condenado pelo caso do ‘quarteirão do Itaim’

Tribunal de Justiça concordou com argumento de que projeto apresentado pelo ministro, quando era prefeito de São Paulo, foi aprovado de forma irregular

Por Da Redação
7 set 2017, 12h03

O ministro das Comunicações Gilberto Kassab (PSD) foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por um ato ilegal do período em que foi prefeito de São Paulo, entre 2006 e 2012. Kassab foi considerado culpado por sua atuação na venda de áreas públicas da Prefeitura de São Paulo no bairro do Itaim-Bibi, na Zona Oeste da cidade. A assessoria do ministro não informou se ele recorrerá da decisão.

A pena para o ato é devolver os recursos públicos gastos para a aprovação, considerada ilegal, da legislação, além de cobrir as custas do processo, em um valor total que ainda não foi calculada. A condenação de Kassab foi decidida pelos desembargadores Coimbra Schmidt, Magalhães Coelho e Luiz Sergio Fernandes de Souza, da 7ª Câmara de Direito Público.

A ação civil foi proposta inicialmente pelo ex-vereador Aurélio Miguel (PR) e pela Associação Preserva São Paulo. O “quarteirão do Itaim” foi uma das grandes polêmicas da gestão Kassab. O ex-prefeito queria construir no espaço, entre a avenida Horácio Lafer e as ruas Salvador Cardoso, Cojuba e Lopes Neto, um centro cultural. Para isso, desativaria um posto de saúde, uma biblioteca e uma creche municipal, e desapropriaria terrenos que não eram da Prefeitura.

Na ação, o argumento aceito pelo Tribunal de Justiça contra a proposta foi o de que o projeto de lei, de autoria do Executivo, que viabilizaria as alienações e desapropriações, foi aprovado de maneira irregular. A Câmara Municipal não realizou audiências públicas antes de votar o texto. O texto dizia ainda que, uma vez que havia processo de tombamento da área, um projeto dessa natureza não deveria ter sido aprovado.

‘Muitos interesses’

O acórdão cita “muitos interesses particulares envolvidos na proposta e na sua rápida tramitação” ao lembrar que Kassab pediu à Câmara regime de urgência – menciona-se ainda que uma grande incorporadora da cidade já tocava o projeto. Por nota, a assessoria de Kassab informou que “a elaboração e a tramitação do projeto de lei foram realizadas em cumprimento à legislação”.

Continua após a publicidade

“A lei, aprovada pela Câmara Municipal, permitiria a construção de creches que beneficiariam crianças em áreas carentes, previa a permanência dos equipamentos públicos que funcionavam no quadrilátero do Itaim e não chegou a ser aplicada”, conclui o texto.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.