Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Gleisi e Lindbergh pedem inclusão de ‘Lula’ no nome parlamentar

Se o pedido for aceito, os novos nomes parlamentares aparecerão no painel eletrônico e serão utilizados para comunicações nas sessões

Por Da Redação Atualizado em 11 abr 2018, 15h53 - Publicado em 11 abr 2018, 14h19

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann (PR), encaminhou nesta quarta-feira 11 um pedido ao presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), para incluir o nome “Lula” em seu nome parlamentar.

Indicada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde o último sábado (7), como sua porta-voz, Gleisi publicou em sua conta no Twitter a mensagem “Somos tod@s Lula, Eu sou Lula”, acompanhada do requerimento a Eunício.

Além da presidente da legenda, o líder petista no Senado, Lindbergh Farias (RJ),  tomou a iniciativa de incluir o nome de Lula no seu nome parlamentar. A tendência, segundo Lindbergh, é a de que outros senadores do partido façam o mesmo. Até o momento, contudo, isso não ocorreu. “É a campanha ‘Eu sou Lula’. Lula pediu que todos nós falássemos por ele, que fôssemos um pouco ele”, afirmou.

O ofício para alteração de nome parlamentar entra no sistema do Senado automaticamente e é encaminhado à Presidência da Casa. Eunício, no entanto, ainda não respondeu se aceitará ou não a solicitação. Caso ele aprove, os nomes dos parlamentares mudariam para Gleisi Lula Hoffmann e Lindbergh Lula Farias, que passariam a constar no painel eletrônico, por exemplo, e também seriam usados para comunicações em plenário ou comissões.

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira 10, mais de vinte deputados do PT na Câmara também pediram ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para mudar o nome parlamentar.

Antes de ser preso, Lula afirmou, em palanque no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, que quanto mais tempo ficar preso, “mais Lulas vão nascer neste país e mais gente vai querer brigar neste país”. A iniciativa de mudar os nomes parlamentares começou ontem, entre vereadores da Câmara Municipal de São Paulo.

Fernando Moro Holiday

Quem aproveitou a oportunidade para mudar seu nome parlamentar – e alfinetar os petistas – foi o vereador Fernando Holiday, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL). Holiday encaminhou um requerimento à Câmara Municipal de São Paulo pedindo a inclusão de ‘Moro’ em seu nome parlamentar. ”Os petistas resolveram colocar Lula no nome, então farei uma singela homenagem a Moro”, diz o tuíte do vereador. 

Continua após a publicidade

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.