Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo estuda criação de ministério da Segurança Pública

Segundo ministro Carlos Marun, presidente Temer ainda não bateu o martelo; para Jucá, situação do RJ e outros estados tem peso na decisão

Por Da Redação 15 fev 2018, 18h16

O Palácio do Planalto estuda a criação de um novo ministério, o da Segurança Pública. A informação foi confirmada pelo ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) e pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá. Segundo Marun, o próprio presidente Michel Temer (MDB) “estimulou” a discussão sobre o assunto, mas ainda não bateu o martelo.

“Tem pouco tempo de governo, mas em compensação a emergência do caso é algo gritante, então está sendo discutido”, declarou Jucá à imprensa, ao explicar que Temer avalia se há “custo” e “prazo” suficientes para a mudança. Ele negou que a pasta possa servir como forma de esvaziar o Ministério da Justiça, como tem sido apontado.

A Polícia Federal, hoje subordinada à pasta seria transferida para o ministério extraordinário. Marun disse que a questão sobre a qual ministério a corporação estará vinculada é secundária. “Onde a PF vai estar é uma questão de segundo plano nesse momento”, afirmou.

O líder do governo disse que a situação do Rio de Janeiro e de outros estados “pesa muito” para a decisão. “Em todo canto está tendo problemas de segurança.” Ele avalia que a criação da pasta poderia melhorar a atuação do governo, e consequentemente, sua imagem. “Mas o governo não vai fazer isso para melhorar a imagem, e sim para melhorar sua atuação e a situação da população. O maior da drama das cidades hoje é a segurança”, ponderou.

Jucá também disse que as declarações do diretor-geral da PF, Fernando Segovia, indicando que o inquérito contra Temer deveria ser arquivado, no último final de semana, não tem “nada a ver” com a eventual criação do ministério. “Isso já estava sendo discutido antes”, defendeu. Ele considera que o ministério serviria como “instrumento que ajuda a coordenar ações” de estados e municípios.

Continua após a publicidade

Marun, por sua vez, negou que a criação da pasta seja mais uma das medidas que o governo lança mão para agradar parlamentares da bancada da segurança pública, em busca de apoio para a reforma da Previdência, que pode ir à votação no plenário da Câmara em fevereiro. “Eventual criação do ministério em nada tem a ver com a Previdência”, rechaçou.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.