Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

‘Há indícios de sabotagem no Ministério da Educação’, afirma Weintraub

Ministro diz ter pedido investigação da Polícia Federal após sistemas do MEC sofrerem instabilidade, afetando o Bolsa Família, o Prouni e o Fies

Por Giovanna Romano 8 ago 2019, 13h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã desta quinta-feira, 8, que foram enviadas informações para a Polícia Federal sobre os indícios de sabotagem no Ministério da Educação (MEC). Durante cinco dias, entre 1º e 5 de agosto, o Sistema Presença — utilizado para o pagamento dos benefícios do Bolsa Família — ficou fora do ar. Os portais do ProUni e do Fies estão funcionado parcialmente.

    “Os serviços estão caindo de uma forma que não conseguimos explicar tecnicamente. Há indícios de sabotagem. Esses indícios nos levaram a chamar a Polícia Federal para investigar e verificar se esses indícios são prova ou não de algo criminoso que possa estar acontecendo no MEC. O MEC não é polícia nem Ministério Público. Não é nosso papel dizer se há ou não crime acontecendo aqui”, declarou o ministro durante entrevista coletiva.

    A PF foi acionada mas ainda não houve abertura de inquérito. O superintendente da corporação no Distrito Federal, Márcio Nunes de Oliveira, afirmou que a abertura dependerá do resultado da análise do material pela polícia.

    De acordo com Weintraub, a população não será prejudicada porque cada serviço que ficar fora do ar terá o prazo prorrogado. O secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou, também na coletiva, que a ideia é que as prorrogações sejam proporcionais ao tempo de instabilidade no serviço. “A orientação do ministro é prorrogar pela quantidade de dias em que o serviço sofreu com indisponibilidade”, disse.

    O MEC informou ainda que não há uma previsão para o prazo de prorrogação pois é “necessário saber o tempo que cada sistema ficou afetado até o restabelecimento total dos serviços”. Os prazos atuais são: o envio das informações no Sistema Presença pode ser feito até 14 de agosto; a renegociação de dívidas com o Fies, até 10 de outubro; alunos não matriculados têm até 16 de agosto para se candidatar às bolsas remanescentes do Prouni; para os alunos matriculados, o prazo é 30 de setembro.

    Cortes

    Weintraub discursou durante três minutos na entrevista sobre o problema e, ao abrir espaço para perguntas, foi questionado sobre os cortes no orçamento da pasta. “A coletiva não é sobre isso. Eu tenho outra reunião. Não é corte, é contingenciamento. Nada vai ser afetado. A gente está administrando uma situação de crise deixada pelo governo passado, que foi eleito na chapa do PT, e a gente está administrando a boca do caixa. Nenhum serviço vai ser atingido”, respondeu.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.