Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ibope e Datafolha indicam segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Institutos apontam que Bolsonaro não chega a mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno

Por Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h08 - Publicado em 6 out 2018, 20h55

Os institutos de pesquisa Ibope e Datafolha indicam que o próximo presidente do Brasil será definido no segundo turno. A disputa será entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Ambos os institutos publicaram suas pesquisas de intenção de voto na noite deste sábado, 6.

Segundo o Ibope, Jair Bolsonaro possui 41% das intenções de votos válidos. Fernando Haddad está com 25%.

Depois dos dois líderes, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 13% dos votos válidos, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, Marina Silva (Rede), com 3%, João Amoêdo (Novo) tem 3%. Henrique Meirelles (MDB), 2%, Cabo Daciolo (Patriota) tem 2%, Alvaro Dias (Podemos) tem 2%. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) tem 1%. João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%. Indecisos somam 5%.

A margem de erro da pesquisa Ibope é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Continua após a publicidade

De acordo com o Datafolha, Jair Bolsonaro também aparece em primeiro, com 40% das intenções de votos válidos. Fernando Haddad aparece em segundo lugar, com 25%.

Ciro Gomes (PDT), com 15% dos votos válidos, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, Marina Silva (Rede), com 3%, João Amoêdo (Novo) tem 3%, aparecem a seguir. Alvaro Dias (Podemos) tem 2%, Henrique Meirelles (MDB), 2%, e Cabo Daciolo (Patriota) tem 1%, assim como Guilherme Boulos (PSOL). João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

Continua após a publicidade

A margem de erro da pesquisa Datafolha é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Rejeição

As pesquisas também mapearam a rejeição dos candidatos. Segundo o Ibope, votar em Bolsonaro é rejeitado por 43% dos entrevistados, enquanto que 36% pensam o mesmo para Haddad. Em relação à última pesquisa, publicada na quarta, a rejeição de Bolsonaro oscilou para cima em 1 ponto porcentual, enquanto que a de Haddad oscilou para baixo em 1 ponto porcentual.

Continua após a publicidade

O Datafolha aponta que 44% dos entrevistados rejeitam votar em Bolsonaro, e 41% dizem o mesmo de Haddad. A taxa de rejeição de Bolsonaro oscilou para baixo em 1 ponto porcentual. A de Haddad oscilou para cima em 1 ponto porcentual.

A pesquisa do Ibope ouviu 3.010 pessoas durante os dias 5 e 6 de outubro. O levantamento, contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrado no TSE sob a identificação BR-01537/2018.

Os pesquisadores do Datafolha ouviram 19.536 pessoas durante os dias 5 e 6 de outubro. O levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo e TV Globo, foi registrado no TSE sob a identificação BR-01584/2018.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.