Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Vitória de Bolsonaro repercute na imprensa estrangeira: ‘Trump do Brasil’

Veículos como CNN, The Independent e The Guardian voltaram a criticar o agora presidente do país

Por Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h36 - Publicado em 28 out 2018, 23h27

Grandes veículos da imprensa estrangeira repercutiram na noite deste domingo a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. Boa parte dos sites se dedicaram a publicar matérias explicando aos leitores detalhes sobre quem é Bolsonaro, desde sua formação militar, passando por falas controversas, e polarização do país, até sobre como o resultado das urnas reflete as insatisfações da população com o Partido dos Trabalhadores.

Bolsonaro vence Fernando Haddad em uma das campanhas políticas mais polarizadas e violentas da história do Brasil”, destaca o site americano CNN, que ainda chama o capitão de “Trump do Brasil”. “Uma longa recessão, o aumento da insegurança e um massivo escândalo de corrupção que abalou a política e as instituições brasileiras foram alguns dos motivos que levaram os eleitores ao resultado.”

CNN destaca vitória de Jair Bolsonaro

A comparação também é feita pela BBC, que publicou uma matéria com o título: “Seria Bolsonaro o Trump dos Trópicos?”. O texto faz um paralelo com as falas do novo presidente consideradas racistas, homofóbicas e misóginas — tom parecido com do presidente americano. Ressaltando até que Ciro Gomes chegou a chamá-lo de “aspirante a Hitler”.

BBC destaca vitória de Jair Bolsonaro

A liberal The Economist, que chegou a publicar uma capa chamando Bolsonaro de ameaça, começa seu texto sobre a vitória com a sucinta frase: “Os brasileiros fizeram uma péssima escolha”. O texto aponta que Bolsonaro é um “apoiador de ditadores e de armas, que incita a polícia a matar suspeitos, que ameaça banir oponentes e diminui as mulheres, os negros e os gays”. Em seguida, o site da revista explica como o PT colaborou para o crescimento do PSL, pelos escândalos de corrupção, pelo desejo de se manter no poder e pela depressão econômica que caiu nos últimos anos em que estavam no poder.

Continua após a publicidade

The Economist destaca vitória de Jair Bolsonaro

O jornal The New York Times seguiu o caminho dos colegas, lembrando falas polêmicas de Bolsonaro e apontando para o crescimento do conservadorismo da extrema-direita no mundo. “Bolsonaro, que vai conduzir o maior país da América Latina, é o mais à direita entre todos os presidentes da região, onde recentemente os países elegeram líderes mais moderados. Ele engrossa o movimento da extrema-direita que tem crescido no mundo, juntamente com a Itália e a Hungria.”

The New York Times destaca vitória de Jair Bolsonaro

O argentino Clarín fez uma ampla cobertura das eleições brasileiras, com direito a um infográfico em que explica as propostas de Bolsonaro e como deve ser organizado seu governo. O jornal ainda destaca o novo presidente como parte do “fenômeno do populismo da direita global”, que se vê com a missão de “salvar o país”.

Clarín destaca vitória de Jair Bolsonaro

Continua após a publicidade

Análise parecida fez o espanhol El País, que destacou também o fim de uma era do PT. “Os anos dourados do Partido dos Trabalhadores, uma referência para a esquerda de toda América Latina, parecem agora soterrados debaixo da vitória de um candidato que mais diferente impossível: Jair Bolsonaro. O grupo do ex-presidente Lula da Silva, uma superpotência política nas últimas três décadas, não só viu agora a derrota do candidato Fernando Haddad, como também teve que contemplar, no dia 7 de outubro, uma queda no Congresso com apenas 56 deputados, uma sombra do que já foi um dia.”

El País destaca vitória de Jair Bolsonaro

O britânico The Guardian, que acompanhou a apuração dos votos em uma longa matéria atualizada em tempo real, foi às ruas no Brasil retratar as celebrações dos eleitores de Bolsonaro. Após destacar diversas frases de entrevistados, como a de um estudante de fisioterapia de 40 anos, que disse ter agora o “presidente que sempre esperamos, que teme a Deus e é genuinamente de direita”, o jornal ressaltou ao fim que o triunfo de Bolsonaro deixou milhões de brasileiros progressistas “profundamente perturbados e com medo da intolerância que vai tomar o país”.

The Guardian destaca vitória de Jair Bolsonaro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.