Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Inquérito contra Eduardo Paes chega à Justiça Eleitoral do Rio

Segundo TRE-RJ, investigação referente à Lava-Jato foi recebida nesta quinta-feira e será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral

Por Cássio Bruno 5 mar 2020, 19h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-prefeito do Rio e atual candidato pelo DEM, Eduardo Paes
    O prefeito do Rio, Eduardo Paes  (Divulgação/VEJA.com)

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou a VEJA ter recebido nesta quinta-feira, 5, o inquérito contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação é sobre supostos crimes de corrupção, evasão de divisas e caixa dois nas campanhas de 2010 e 2012. Segundo o TRE-RJ, o caso está sob sigilo e será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral. Em seguida, irá para uma das duas zonas eleitorais responsáveis pelos processos oriundos da Operação Lava Jato – a 16ª ZE ou a 204ª ZE. Paes é pré-candidato à Prefeitura do Rio na eleição municipal de outubro.

    O inquérito estava com o relator do caso, o ministro Marco Aurélio de Mello, há quase um ano e só foi enviado ao TRE-RJ após ser questionado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Em março do ano passado, o STF aprovou uma nova regra: toda investigação referente à corrupção e lavagem de dinheiro junto com caixa dois deve ser encaminhada à Justiça Eleitoral. No caso envolvendo Eduardo Paes, o Supremo teve como base as delações premiadas de Leandro Azevedo e Benedicto Júnior, executivos da Odebrecht.

    Em 2010, segundo os delatores da empreiteira, Eduardo Paes teria pedido 3 milhões de reais para a campanha do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), seu fiel aliado. Em 2012, os executivos disseram que o repasse foi de 11,6 milhões de reais em dinheiro vivo e mais 5,7 milhões de dólares em contas no exterior para financiar a reeleição do ex-prefeito. À época, Paes e Pedro Paulo, que sempre negaram as irregularidades, eram filiados ao MDB e aliados ao ex-governador Sérgio Cabral, atualmente preso em Bangu 8, na Zona Oeste da capital.

    Segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em dezembro do ano passado, Eduardo Paes aparece na liderança com 22% das intenções de voto, empatado tecnicamente com deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que soma 18%. O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tentará a reeleição, aparece com 8%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.