Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Instituto ligado à igreja de Michelle Bolsonaro recebeu recursos de emendas parlamentares

Entidade recebeu 700.000 reais destinados pelos deputados Alexandre Ramagem e Hélio Lopes, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Ricardo Chapola Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jul 2025, 15h53 - Publicado em 5 jul 2025, 10h46

Fundado em 2016, o Instituto Assistencial Atitude se apresenta como uma organização sem fins lucrativos que presta serviços sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro. Sediado na Barra da Tijuca, a entidade presta atendimento psicológico, oferece opções de lazer e ensino gratuito para crianças pobres, além de distribuir refeições e acolher dependentes químicos.

Em seu site, o instituto informa já ter atendido quase 400.000 pessoas e garantido alimentação a outras  410.000, graças às doações que recebe, em especial através de parcerias com empresas privadas.

A entidade, presidida por Josué Valandro de Oliveira Junior, pastor da mesma igreja frequentada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, também recebe apoio financeiro de deputados federais.

Pelo menos dois congressistas próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro destinaram recursos de emendas parlamentares para o Instituto Assistencial Atitude. Um deles foi Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Em maio do ano passado, Ramagem, que chefiou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, destinou quase 500.000 reais para a entidade comandada pelo pastor. De acordo com o Portal da Transparência, o dinheiro será investido no desenvolvimento de múltiplas atividades, como apoio a programas de esporte, educação, lazer e inclusão social.

Continua após a publicidade

Outro aliado de Jair Bolsonaro a enviar verbas do Orçamento para a entidade ligada ao pastor da ex-primeira-dama foi o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ). Em junho de 2024, o parlamentar indicou 700.000 reais em emendas para o instituto. Segundo o Portal da Transparência, a verba será aplicada no programa que oferece creche gratuita para filhos de famílias carentes do Rio de Janeiro.

Com mais de 700.000 seguidores nas redes sociais, Josué Valandro é pastor da Igreja Batista Atitude. VEJA procurou os deputados, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. Em nota, a assessoria de imprensa do instituto comunicou que os recursos são utilizados para ajudar as as crianças carentes atendidas pela entidade. “Todo nosso trabalho está debaixo de tudo que é legítimo e legal no aspecto da moralidade e das leis do nosso País”, diz o texto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.