Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

‘Lei severa só vale para um lado’, diz Ciro sobre prisão de Lula

Pré-candidato à Presidência, ele classificou como 'muito exótica' a votação de habeas corpus de Lula no STF antes de ações contra prisão em 2ª instância

Por Ione Aguiar, de Porto Alegre
Atualizado em 9 abr 2018, 21h34 - Publicado em 9 abr 2018, 20h05

Em sua primeira manifestação pública após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse que é preciso ter “muita paciência, compreensão e sensibilidade com o que está acontecendo com o PT e com o Lula”. Ministro no primeiro mandato do petista no Palácio do Planalto, Ciro evitou comentar sua ausência nos atos que antecederam a prisão do ex-presidente, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

“A lei severa no Brasil só vale para um lado. A lei severa é muito boa se valer para todos”, afirmou, antes de criticar o Supremo Tribunal Federal (STF): “É muito exótico que havendo uma tese e pendente deliberação haja se optado pela apreciação de um caso em concreto”. A Corte votou o habeas corpus de Lula antes das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) contra a possibilidade de prisão de réus condenados em segunda instância.

As declarações do pré-candidato do PDT à Presidência foram dadas durante coletiva de imprensa do Fórum da Liberdade, evento com público formado majoritariamente por empresários, realizado na noite desta segunda-feira (9) em Porto Alegre.

Ciro Gomes também criticou indiretamente a ministra do STF Rosa Weber, cujo voto foi decisivo no julgamento que negou o habeas corpus preventivo para evitar a prisão de Lula. O pré-candidato declarou ser “muito exótico que um voto seja dado contra as próprias convicções do magistrado”.

Na sessão do Supremo na última quarta-feira (4), Rosa votou contra o habeas corpus do ex-presidente pelo “princípio da colegialidade” e para que a jurisprudência do STF sobre as prisões em segunda instância, firmada em 2016, não fosse desrespeitada. A ministra, no entanto, afirmou que caso estivesse em julgamento uma das ADCs, votaria contra as prisões após segunda instância.

Perguntado sobre como pretende tirar votos do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), líder das pesquisas de intenção de voto que não têm Lula entre os candidatos, Ciro se limitou a dizer: “Deixa comigo”.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.