Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Lewandowski pede vistas e recurso de Lula vai ao plenário do STF

Ministros votavam pela internet o recurso que contestava prisão após condenação em 2ª instância; placar era de 7 a 1 contra o petista, mas votos podem mudar

Por André Siqueira Atualizado em 14 set 2018, 19h46 - Publicado em 14 set 2018, 18h52

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski pediu vista no julgamento que analisava recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra sua prisão após condenação em segunda instância. A votação eletrônica começou na sexta-feira 7, e terminaria 23h59 desta sexta-feira 14.

A Corte já havia formado maioria contra o pedido, mas o regimento interno prevê que pedidos de vista em julgamentos virtuais levam a análise do caso para plenário.

Embora não haja previsão de quando o recurso voltará a ser analisado, caberá ao novo presidente do STFDias Toffoli, que tomou posse nesta quinta 11, consultar os demais ministros sobre a renovação ou alteração dos votos que haviam dado virtualmente. Caso sejam mantidos os posicionamentos, o julgamento será retomado com o placar atual, de 7 a 1 contra o ex-presidente.

Faltam os votos dos ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O único a votar a favor da liberdade do ex-presidente foi Marco Aurélio Mello. Ele defendeu a tese de que Lula não poderia ser preso sem que o juiz justificasse a necessidade da prisão. ”Procede a irresignação [de Lula], considerada a omissão verificada, ante o fato de a ordem de prisão ter sido implementada automaticamente, a partir do esgotamento da jurisdição em segunda instância, sem fundamentação adicional sobre a adequação da medida no caso concreto”, alegou.

O pedido de vista de Lewandowski decorreu dessa divergência apresentada pelo ministro Marco Aurélio. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.