Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Lula causa ‘transtornos’ e precisa sair da PF, diz sindicato dos Delegados

Entidade que representa delegados enviou ofício afirmando que a presença de manifestantes em Curitiba dificulta prestação de serviços básicos à população

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h47 - Publicado em 11 abr 2018, 11h54

O Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado do Paraná (SinDPF-PR) pediu à superintendência regional da corporação a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da sede da PF em Curitiba, onde está desde sábado, quando foi preso. O sindicato pede que Lula seja transferido a um local onde não “traga os transtornos e riscos à população e aos funcionários da Polícia Federal“.

Em ofício ao superintendente da PF paranaense, o delegado Maurício Valeixo, a entidade argumenta que “em razão da invasão da região próxima deste prédio de centenas de pessoas ligadas a movimentos sociais e outras facções, por questões de segurança, foi determinado o bloqueio de acessos e demais medidas assecuratórias, causando graves inconvenientes e atrasos nos atendimentos e ações policiais”. E que a solução, portanto, seria “a transferência imediata do ex-presidente para uma unidade das Forças Armadas, que possua efetivo e estrutura à altura dos riscos envolvidos”.

Para o sindicato, desde que Lula chegou ao prédio para cumprir sua pena de doze anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no processo do apartamento tríplex do Guarujá (SP), está sendo prejudicada a prestação de serviços que a Polícia Federal faz ao público em sua sede. O grupo cita a emissão de passaportes e questões relativas a produtos químicos, armas e antecedentes criminais.

Por fim, o SinDPF-PR afirma que, extraoficialmente, moradores e policiais federais se sentem ameaçados pelos manifestantes que acampam no local contra a prisão do petista.

Como Lula está em execução penal, não mais na fase processual, a decisão final não competirá ao juiz Sergio Moro mas sim à magistrada que responde pela situação dos presos condenados, juíza Carolina Lebbos. Nesta terça-feira, Carolina rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente para que ele pudesse ser visitado por nove governadores de Estado e dois senadores.

Continua após a publicidade

Antes, no entanto, é preciso saber se o delegado Valeixo concordará com o pedido do sindicato e encaminhará a decisão ao Judiciário. A hipótese de alocar Lula em um quartel das Forças Armadas é cogitada desde que se tornou real a possibilidade de prisão. No entanto, essa hipótese perdeu força diante da constatação de que uma ligação da prisão do ex-presidente com militares poderia favorecer a narrativa petista de que Lula é um preso político.

Diante dos “transtornos”, no entanto, pode voltar a ser considerada. Os presos da Operação Lava Jato que cumprem pena no Paraná ficam no Complexo Médico-Penal (CMP), presídio no estado que atende detentos com condições médicas sensíveis e com situações delicadas de segurança, como políticos e criminosos sexuais.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.