Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Lula não quer se entregar à PF, dizem aliados

Especulação na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é a de que o ex-presidente pode aguardar esgotamento do prazo e execução de mandado pela PF

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h53 - Publicado em 6 abr 2018, 04h09

(Atualizado às 10h11)

Uma das hipóteses mais fortes para a reação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao mandado de prisão expedido pelo juiz Sergio Moro é a de que ele não se entregue e aguarde a Polícia Federal na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Na manhã desta sexta, o ex-presidente do PT Rui Falcão, pessoa próxima ao petista, disse que ele não se entregará. Há ainda a informação divulgada no jornal Folha de S.Paulo , segundo a qual o próprio ex-presidente disse que não se entrega.

Na noite desta quinta, aliados disseram que ele estaria aguardando a dimensão das manifestações no local durante a manhã e começo da tarde de sexta-feira para decidir se cumpre, ou não, a determinação de Moro de se apresentar à Superintendência da Polícia Federal no Paraná até as 17h.

“Ele ainda não decidiu”, confirmou a VEJA o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Teixeira esteve com o ex-presidente e disse que Lula “está tranquilo”. Quem também falou à imprensa sobre a possibilidade do petista não se entregar foi a deputada estadual Manuela D’Ávila. Pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela disse que esta será “uma decisão exclusivamente de Lula”.

Se o protesto “empolgar”, de acordo com outro parlamentar petista, ganha força a alternativa de obrigar os policiais ao obstáculo de terem que atravessar a eventual multidão para cumprir o mandado judicial. Caso contrário, ele ficaria mais suscetível à possibilidade de viajar a Curitiba e comparecer à sede da PF.

Continua após a publicidade

O ato perdeu força nas últimas horas, quando boa parte dos militantes que estavam no local desde o começo foram aos poucos indo embora conforme os discursos em cima do carro de som também cessaram. A expectativa dos aliados de Lula é que o protesto retome o vigor inicial com a chegada das primeiras caravanas de movimentos sociais oriundos de outros estados.

Decisão 

Para o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sua decisão é não se entregar para a Polícia Federal, em Curitiba (PR). Kotscho foi secretário de Imprensa do governo Lula. A informação é do jornalista Ricardo Kotscho,

O juiz Sergio Moro expediu nesta quinta-feira uma ordem de prisão contra Lula e determinou que ele se entregasse à PF até as 17h desta sexta-feira, dia 6. Nas redes sociais, simpatizantes do petista postam frases em apoio à decisão de não se entregar: ‘resistir e lutar’.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.