Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Lula ironiza esvaziamento de ato de Bolsonaro no Recife: ‘Foi um fiasco’

'Se ele tivesse que viver de venda de camisa, ia morrer de fome, de tão pouca gente que tinha', afirmou ex-presidente em visita à capital pernambucana

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 19h50 - Publicado em 14 out 2022, 15h25

Um dia após a diminuta recepção de Jair Bolsonaro por apoiadores no Recife, Luiz Inácio Lula da Silva – que nesta sexta-feira, 14, está na capital pernambucana – ironizou o ato realizado pelo atual presidente na Praia de Boa Viagem.

Com eleitores posicionados em um trecho do calçadão e ocupando o espaço à frente e nas laterais do trio elétrico da comitiva de Bolsonaro, o comício chamou a atenção por destoar das multidões arrastadas pelo presidente em seus palanques. Essa foi a primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste após o primeiro turno.

“O ato dele aqui em Pernambuco foi um fiasco (…) Eu sei que ele veio aqui ontem. Seria até bom alguém ligar pra ele e pedir pra ele ver na televisão a nossa passeata. Que ele vai ver que é bem maior do que o vergonhoso ato que ele fez. Se ele tivesse que viver de venda de camisa, ia morrer de fome. De tão pouca gente que tinha”, disse o ex-presidente durante coletiva.

Lula afirmou, ainda, ter tomado como “questão de honra” as recentes falas de Bolsonaro ligando o Nordeste ao analfabetismo. Em live em 5 de outubro, o atual presidente disse que o petista havia tido quantidade superior de votos na região por se tratar de estados “com a taxa de analfabetismo alta”.

Comício Bolsonaro Recife 13-10-2022
Comício de Bolsonaro no Recife, 13/10/2022 (Jair Bolsonaro / Facebook/Reprodução)

As declarações respingaram em Bolsonaro, que, dois dias após a transmissão, fez um acalorado pronunciamento no Palácio da Alvorada dizendo não ter ofendido nordestinos e afirmando que as acusações eram “mentiras do Lula”. A repercussão negativa também forçou a campanha a ajustar o discurso, o que incluiu a gravação de um vídeo em “homenagem ao Nordeste” e declarações de amor à região.

“Depois que o meu adversário foi num discurso, uma live, dizer que o povo nordestino vota em mim porque é analfabeto, eu resolvi provocar o povo nordestino para transformar o voto contra o Bolsonaro em uma questão de honra”, disse Lula nesta sexta-feira, 14. “Ele já não gostava de negro, não gosta de mulher, não gosta de sindicato, não gosta de prefeito, não gosta de governador. Agora ele não gosta de nordestino”, declarou o ex-presidente.

Explorar os deslizes de Bolsonaro tem sido uma das estratégias da campanha de Lula no segundo turno. No primeiro round das eleições, o petista teve no Nordeste ampla vantagem em relação ao atual presidente – 21,7 milhões de votos, contra 8,7 milhões  – e uma das forças-tarefa tem sido aumentar essa margem até o próximo dia 30.

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira mostra um avanço entre esse eleitorado. Em comparação com a última rodada da sondagem, de 6 de outubro, a intenção de voto em Lula no Nordeste cresceu de 62% para 68%. Bolsonaro, por outro lado, caiu de 29% para 24%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.