Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maia diz ser contra projeto que libera dono de terra a atirar em invasor

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, parlamentar afirmou ser favorável à posse de arma em todo o perímetro da propriedade rural

Por Da Redação 3 Maio 2019, 10h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, na quinta-feira 2, ser contra a proposta do governo Jair Bolsonaro de dar salvo-conduto a proprietários de terras que atirarem em invasores.

    “Não concordo”, disse Maia ao jornal Folha de S. Paulo. O parlamentar afirmou, ainda, que só tratou com o presidente da República sobre a posse de arma em todo o perímetro da propriedade rural. “Ele conversou comigo sobre a posse estendida no campo, isso eu concordo e acho que a maioria das pessoas concorda. O outro assunto [o salvo-conduto] ele não tratou comigo”, disse ao jornal.

    A proposta de Bolsonaro foi feita durante sua participação no Agrishow, evento com produtores rurais em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, na segunda-feira 29. Segundo o presidente, o projeto “vai dar o que falar”, mas será levado adiante pelo Planalto.

    “É um projeto para fazer com que, ao defender sua propriedade privada ou sua vida, o cidadão do bem entre no excludente de licitude, ou seja, ele responde [um processo], mas não tem punição. É a forma que temos para quem do outro lado, que não teme em desrespeitar a lei, temam vocês, temam o cidadão de bem, e não o contrário”, disse.

    No Agrishow, Bolsonaro admitiu que conversou com Rodrigo Maia sobre o porte de armas para o produtor rural. Segundo o pesselista, o parlamentar prometeu pautar o projeto para a apreciação dos parlamentares.

    A exclusão de licitude, prevista no artigo 23 do Código Penal, estabelece que não há crime quando o ato é praticado “em estado de necessidade”; “em legítima defesa”; e “em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito”. Nos três casos, o agente responderá pelo excesso doloso ou culposo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.