Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Minha voz é a voz de Haddad’, diz Lula em carta enviada à militância

Ex-prefeito deve ser anunciado nesta terça como substituto do ex-presidente como cabeça de chapa do PT

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 set 2018, 00h41 - Publicado em 10 set 2018, 23h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na véspera da data-limite para que o PT substitua sua candidatura à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta à militância do partido demonstrando o seu apoio e aval ao — por enquanto — vice na chapa. “Minha voz é a voz de Fernando Haddad”, diz um trecho da mensagem.

    A carta foi lida pelo ator Sérgio Mamberti durante um evento que reuniu intelectuais, estudantes e políticos ligados ao partido na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em São Paulo, na noite desta segunda. Haddad cancelou a ida ao evento, porque estendeu a estadia em Curitiba, onde teve uma longa reunião com Lula na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

    O ex-prefeito de São Paulo é o favorito para ocupar o lugar de Lula como postulante petista ao Planalto e deve ser oficializado nesta terça. O ex-presidente, condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, teve sua candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. O prazo para a troca do cabeça de chapa termina às 19 horas desta terça.

    Haddad enviou a esposa, Ana Estela, no seu lugar no evento – ela foi anunciada por petistas como a “mulher do candidato”. Em seu discurso, ela reproduziu uma conversa que teve com Haddad na qual ele falava sobre o sonho de “reconduzir Lula pela rampa do Planalto”.

    Na pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, Haddad deu um salto de 4% para 9%. Atualmente, ele está em empate técnico com Ciro Gomes (PDT), que tem 13%, Marina Silva (Rede), 11%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 10%.

    Continua após a publicidade

    ‘O presidente escolheu’

    Antes da leitura da carta, petistas graúdos reunidos no Tuca, o histórico teatro da PUC, lançaram o nome do ex-prefeito como substituto de Lula. “Nós vamos com Lula até o final, mas o presidente escolheu um representante, que é Fernando Haddad e Manuela”, disse o ex-ministro Aloizio Mercadante em discurso.

    A oficialização de Haddad como cabeça de chapa ainda sofre resistência dentro de alas mais radicais do PT, que defendem a tese do “Lula ou nada”. Jornais distribuídos por militantes e cartazes colados nas paredes do teatro pregavam o boicote às eleições devido ao impedimento do ex-presidente.

    O grupo que aderiu a Haddad, por outro lado, corre contra o tempo para lançá-lo como candidato de fato, tendo em vista que ele ainda é desconhecido por boa parte da população e que faltam menos de um mês para o primeiro turno. A deputada Manuela D’Ávila, que deve ser oficializada vice no anúncio de amanhã, falou sobre a necessidade de agilizar a campanha. No texto de sua carta, Lula conclamou a militância a sair às ruas para fazer campanha. “Minha alegria é saber que meu coração está presente no Tuca, batendo dentro do coração de vocês.”

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.