Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ministro do STJ nega pedido para soltar Lula

Ação foi movida por advogada que não defende o petista oficialmente. Humberto Martins lembra que defensor do ex-presidente desautorizou medidas de terceiros

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jul 2018, 21h32 - Publicado em 18 jul 2018, 20h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quarta-feira, 18, um pedido de liberdade feito por uma advogada mineira para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixasse a cadeia.

    Martins cita que Cristiano Zanin Martins, advogado legalmente constituído por Lula, já informou anteriormente ao tribunal que, embora reconheça as “boas intenções”, a defesa do petista não tem interesse e não autoriza representações e ações movidas por terceiros em benefício do ex-presidente.

    A autora do pedido negado por Humberto Martins, a advogada Elcione Silva Arruda, alegava na ação que, em decisões monocráticas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concederam liberdade a condenados em segunda instância, como é o caso de Lula. O petista foi sentenciado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do tríplex do Guarujá e está preso em Curitiba para cumprir pena desde o dia 7 de abril.

    O ministro do STJ, no entanto, lembrou o entendimento do STF que autoriza a execução das penas, ou seja, prisões, de réus condenados em segunda instância.

    “Desse modo, não há plausibilidade do direito invocado pelo impetrante, pois a possibilidade de execução provisória da pena encontra amparo na jurisprudência das Cortes Superiores, o que, por si só, é suficiente para o indeferimento do pedido”, decidiu Humberto Martins.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.