Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Mourão minimiza crise com embaixador da Palestina: ‘Ele vai lá e volta’

O presidente em exercício afirma que escritório em Jerusalém não muda a defesa do Brasil da solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino

Por Da Redação
Atualizado em 1 abr 2019, 20h02 - Publicado em 1 abr 2019, 15h20

O presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), minimizou nesta segunda-feira, 1º, a possibilidade de a Autoridade Palestina convocar seu embaixador no Brasil, Ibrahim Zeben, para voltar ao país e prestar esclarecimentos. Em diplomacia, o gesto é uma forma de manifestar desagrado a outra nação e também indicação de atrito.

“Chamar para consultas é: ele vai lá, bate um papo e volta”, comentou Mourão.

O presidente em exercício argumentou que a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de inaugurar um escritório comercial em Israel, com sede em Jerusalém, não muda a visão diplomática brasileira de defender a solução de dois Estados na região em convívio pacífico e com fonteiras definidas. Trata-se da posição tradicionalmente defendida pelo Brasil desde 1947.

Em entrevista a jornalistas, o vice-presidente afirmou não ver “nada demais” na decisão brasileira de ter o escritório de comércio na cidade, reivindicada por Israel como a sua capital. Mourão, no entanto, admitiu que pode ser um “passo intermediário” na ideia inicial de Bolsonaro, que era seguir os Estados Unidos e também transferir para Jerusalém a embaixada brasileira, atualmente em Tel-Aviv.

Continua após a publicidade

“Eu não vejo também nada demais. É algo que não tem nada a ver com a diplomacia. Podemos até considerar algo como um passo intermediário naquela ideia inicial do presidente de mudar a embaixada”, argumentou.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, o general Otávio do Rêgo Barros, o escritório não terá caráter diplomático e não será ligado à embaixada. Ainda assim, a Autoridade Palestina deu sinal de que pode convocar Zeben, o que ainda não aconteceu oficialmente.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.