Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

‘Não estabeleci nenhuma condição para assumir ministério’, diz Moro

Ex-juiz afirmou, em palestra, que se sente 'honrado' por ter nome lembrado pelo presidente para vaga no STF

Por Redação
Atualizado em 13 Maio 2019, 20h15 - Publicado em 13 Maio 2019, 14h26

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta segunda-feira, 13, que não estabeleceu nenhuma condição para fazer parte do governo de Jair Bolsonaro. O ministro afirmou que se sentia “honrado” por ter seu nome citado pelo presidente como primeira opção para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à Rádio Bandeirantes no domingo 12, Bolsonaro declarou que pretende “cumprir o compromisso” de indicar Moro ao STF.

“Ele [Bolsonaro] foi eleito, fez o convite, fui até a casa dele no Rio de Janeiro. Nós conversamos e nós, mais uma vez publicamente, eu não estabeleci nenhuma condição. Não vou receber convite para ser ministro e estabelecer condições sobre circunstâncias do futuro que não se pode controlar”, afirmou o ex-juiz da Operação Lava Jato, em palestra, em Curitiba, sobre macrocriminalidade e combate à corrupção.

Durante a entrevista à Band, Bolsonaro afirmou que “uma pessoa da qualificação do Moro se realizaria dentro do STF” e que o atual ministro seria “grande aliado da sociedade brasileira” no Supremo.

No fórum na capital paranaense, o ministro falou sobre crime organizado e corrupção no Brasil ao lado do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no tribunal de segunda instância. O evento foi organizado pela Escola da Magistratura Federal do Paraná (Esmafe-PR) e Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e acontece na Universidade Positivo.

Vaga no STF

A próxima vaga a ser preenchida no STF será aberta em novembro de 2020, quando o decano da Corte, ministro Celso de Mello, completará 75 anos de idade e se aposentará compulsoriamente. Uma outra cadeira ficará disponível no STF em julho de 2021, ainda no mandato de Bolsonaro, quando o ministro Marco Aurélio Mello chegará aos 75 anos.

“Quando surgir a vaga isso vai ser discutido, antes não”, declarou Moro nesta segunda. “Como disse, eu fico extremamente honrado com a posição do presidente, claro. Fui magistrado por 22 anos, todo magistrado tem o sonho de compor o Supremo Tribunal Federal, mas isso não é algo com que eu me preocupo no momento. No fundo, o que nós fazemos agora é nos focar no trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, afirmou.

O ministro reiterou o que disse a Bolsonaro logo após as eleições. “O que eu levei ao presidente foi: ‘Presidente, eu quero trabalhar contra a corrupção, crime organizado e crime violento. Esse tem que ser o foco do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E houve uma convergência de pautas’.”

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.