Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nome de Alexandre de Moraes ganha força para o STF

Presidente Michel Temer tem dito nos bastidores que pretende indicar o sucessor de Teori Zavascki até esta terça-feira

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h05 - Publicado em 6 fev 2017, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na reta final para decidir o substituto de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou força o nome do atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O presidente da República, Michel Temer, tem dito nos bastidores que vai fazer a indicação até esta terça-feira. Ele passou o fim de semana discutindo com interlocutores sobre o melhor nome para ocupar a vaga de Teori. 

    Até este sábado, o nome mais forte na disputa era o do ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campell, considerado de perfil discreto e amigo de Teori. Moraes estava praticamente descartado da lista de Temer, mas voltou a ser cogitado depois de o presidente fazer consultas — pessoalmente e por telefone — ao longo do sábado e domingo.

    Ontem, Temer recebeu no Palácio do Jaburu o novo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Temer também conversou por telefone com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O presidente cogitou marcar um encontro com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas ela passou o final de semana em Espinosa (MG), onde mora seu pai.

    Temer já havia dito que só escolheria o sucessor de Teori depois de ser escolhido o novo relator da Operação Lava Jato. Após migrar para a Segunda Turma, Edson Fachin foi sorteado para ser o novo relator na última quinta-feira.

    Ao longo da semana passada, chegaram ao presidente quase 50 indicações. Interlocutores do presidente dizem que a lista de indicados ainda é grande, mas está se afunilando. A maior parte dos nomes é ligada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Continua após a publicidade

    Auxiliares de Temer não descartam ainda outros indicados como o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho. Há também nomes de mulheres no radar, como a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e a Secretária de Direitos Humanos, Flávia Piovesan.

    (Com Estadão Conteúdo) 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.