Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O mais novo passo no processo que pode deixar Bolsonaro inelegível

TSE encerra coleta de provas do processo e aguarda manifestação dos envolvidos na ação antes de marcar data do julgamento

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 abr 2023, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, encerrou na noite da última sexta-feira, 31, a fase de coleta de provas de um processo que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. Com isso, o caso que pode selar o destino político do ex-mandatário entra na fase final, com a abertura de prazo para a defesa e o Ministério Público Eleitoral. Na sequência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pode agendar a data do julgamento que vai analisar se Bolsonaro cometeu crime ao convocar embaixadores em julho passado para colocar em dúvida a lisura do processo eleitoral brasileiro, sem apresentar provas. O ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, então candidato a vice de Bolsonaro, também é alvo da ação.

    A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta pelo PDT e acusa Bolsonaro e Braga Netto de prática de abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação. Responsável pelo andamento de processos desta natureza, o ministro Benedito Gonçalves entendeu que o “rico acervo probatório” cumpriu a finalidade da fase de coleta de provas. “Foram realizadas cinco audiências e requisitados todos os documentos, inclusive procedimentos sigilosos, relacionados aos fatos relevantes para deslinde do feito”, diz um trecho do despacho. O ex-presidente tem criticado as ações do TSE e dito que não há motivos para o tribunal condená-lo.

    Bolsonaro ainda responde a outros processos na Justiça Eleitoral, como o suposto envolvimento em milícias digitais e na disseminação de fake news.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.