Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O novo encontro de Paes com Lula, em meio a tensões com Maia e Freixo

Prefeito do Rio, que preside o PSD no estado, é contra aliança com o candidato do PSB, mas quis retomar conversas com o petista

Por Caio Sartori, Adriana Cruz Atualizado em 10 jun 2022, 09h25 - Publicado em 9 jun 2022, 19h07

Enquanto o PSDB de Rodrigo e Cesar Maia esquenta as conversas para integrar a chapa de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro, o prefeito carioca Eduardo Paes marcou uma conversa na terça-feira que vem, em São Paulo, com Lula. Presidente do PSD em terras fluminenses, o mandatário tem como candidato ao governo o advogado Felipe Santa Cruz, que ainda não empolgou nas pesquisas, e é contra uma aliança com Freixo. A disputa está polarizada entre o nome da esquerda e o atual governador, o bolsonarista Cláudio Castro (PL).

A ideia da conversa, segundo interlocutores, é reaproximar os dois e buscar uma solução para “o campo democrático” no Rio. Nesta semana, intensificaram-se as articulações entre Freixo e os tucanos para ter o ex-prefeito Cesar Maia de vice. Paes não gostou do movimento, que isola a candidatura de Santa Cruz, e chegou a anunciar a Rodrigo Maia que exoneraria aliados dele que têm cargos na prefeitura.

No PT, principal fiador da campanha de Freixo, o sonho desde sempre é puxar o grupo de Paes para o bolo. Pensando num possível acordo nacional entre Lula e o PSD, fala-se – ainda timidamente – na possibilidade de palanque duplo no estado, o que perdeu força desde que o ex-presidente abraçou de forma irredutível o pessebista. Também pode ser oferecido ao grupo do prefeito algum arranjo interessante para compor a chapa, mas a resistência a Freixo entre os aliados dele é enorme. 

Procurado para comentar o encontro de Paes com Lula e a situação no estado, o deputado federal e dirigente do PT José Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), disse que o ideal dentro da estratégia da sigla para o berço do bolsonarismo é unir forças para vencer as eleições. “É o melhor para o Rio. Derrotar Jair Bolsonaro e o bolsonarismo é tarefa de todas as forças que têm compromisso com o Brasil.”

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.