Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

O ‘protesto’ de Carlos Bolsonaro sobre o caso do MC Poze

Zero Dois fez comparação com ex-candidato a vice Walter Braga Netto às vésperas de depoimentos sobre o golpe

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jun 2025, 12h41 - Publicado em 7 jun 2025, 12h36

Às vésperas de o pai ex-presidente se sentar no banco dos réus sob a acusação de tramar um golpe de Estado no país, o vereador Carlos Bolsonaro foi às redes sociais neste sábado, 7, criticar a prisão preventiva do ex-ministro bolsonarista e ex-candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto. Acusado pelo Ministério Público de inflamar setores militares por uma virada de mesa nas eleições que deram vitória a Lula, de desqualificar integrantes da caserna refratários à trama golpista e de tentar acessar ilegalmente o acordo de delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Braga Netto está preso desde o final de 2024 e, por isso, prestará depoimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por videoconferência.

Em seu perfil na rede social X, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro comparou a prisão – seguida de soltura – do rapper MC Poze do Rodo, detido por apologia ao crime e de ligação com a facção criminosa Comando Vermelho, com a situação de Braga Netto, preso desde 14 de dezembro passado. “MC Poze do Rodo, envolvido no Comando Vermelho: solto em 5 dias”, “General Braga Netto, um general 4 estrelas condecorado: preso há 173 dias por causa de um depoimento que já foi alterado 11 vezes”, escreveu o vereador. O funkeiro foi preso temporariamente no último dia 29 e solto depois que o desembargador Peterson Barroso Simão, da 5.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio considerou ter havido irregularidades da polícia durante a detenção.

A menção de Carlos Bolsonaro sobre a alteração de depoimentos que mencionam Braga Netto tem como pano de fundo o vaivém de versões o do delator premiado Mauro Cid. Nas primeiras oitivas como colaborador da Justiça, ele admitiu que tentara blindar o militar. Depois, confirmou as acusações contra o general, agora no banco dos réus sob a acusação de ser um dos responsáveis por planejar ações clandestinas contra a chapa presidencial eleita, coordenar ataques contra a cúpula militar refratária à trama golpista e financiar militares para execução do plano de “neutralização” de Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Quais são as acusações contra o general Braga Netto?

De acordo com a acusação da Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro tinha à disposição homens de confiança com divisão de tarefas específicas para a consolidação do golpe. Braga Netto, por exemplo, amealharia apoio nas franjas militares, o então ministro da Defesa Paulo Sérgio Oliveira e o diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem produziriam estudos para contestar a higidez das urnas eletrônicas, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno redigiriam hipóteses jurídicas para a perpetuação no poder, e Mauro Cid, apontado como longa manus de Bolsonaro, atuaria como porta-voz do chefe.

Na avaliação do MP, o ex-candidato a vice Walter Braga Netto também pode ser apontado, ao lado de Bolsonaro, como um dos líderes de uma organização criminosa que planejou assassinar adversários políticos, anular o resultado legítimo de uma eleição e abolir o regime democrático no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.