O recado de Alcolumbre ao governo na votação de vetos do licenciamento
Chefe do Legislativo reclamou de críticas por ter pautado vetos relacionados ao licenciamento e pontuou que essa é uma prerrogativa do Congresso
Em crise com o governo Lula, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, aproveitou a sessão de análise dos vetos do petista ao licenciamento ambiental para enviar um recado ao Poder Executivo.
O chefe do Legislativo reclamou de críticas por ter pautado vetos relacionados ao licenciamento e pontuou que essa é uma prerrogativa do Congresso.
“É preciso ser muito claro: o Congresso Nacional não pode se furtar ao cumprimento de suas responsabilidades constitucionais. Deliberar sobre vetos presidenciais é parte essencial do processo legislativo”, desabafou Alcolumbre.
“É nessa etapa que o Parlamento reafirma sua prerrogativa de dar a palavra final sobre a vigência das leis do país. Qualquer tentativa de transformar isso em disputa política desconsidera o papel institucional do Congresso”, completou.
Nos últimos dias, o presidente do Senado, que sempre foi mais próximo de Lula do que o chefe da Câmara, Hugo Motta, impôs um distanciamento em relação ao Executivo, para marcar posição de insatisfação em relação à decisão do petista de indicar Jorge Messias para a vaga do STF. O amapaense queria que o contemplado tivesse sido Rodrigo Pacheco.
Nos bastidores, Alcolumbre e Motta compartilham a irritação com a campanha feita nas redes, incentivada pelo governo, de que o Congresso atua como inimigo do povo.
Em seu pronunciamento, o senador do Amapá destacou que o que foi pautado seguiu acordo feito pelas lideranças ao longo dos últimos meses. “Quero destacar, em especial, o trabalho da senadora Tereza Cristina, que conduziu um amplo diálogo com o governo, permitindo que chegássemos a um consenso para a votação desta matéria. Esse acordo foi celebrado. E o líder Randolfe Rodrigues manifestou, no plenário do Senado Federal, a concordância do governo com a votação do veto na data de hoje”.
“Fantasmas” das Malvinas
Felipe Simas é Daniel Cravinhos em Tremembé: ‘religiosidade limita a vida’
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas







