Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O sétimo pedido de impeachment contra governador de Roraima

Antonio Denarium é alvo de processos de cassação na Justiça Eleitoral, sob acusação de ter usado recursos públicos para se reeleger em 2022

Por Ricardo Chapola
23 jun 2024, 11h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Assembleia Legislativa de Roraima recebeu mais um pedido de abertura de impeachment contra o governador Antonio Denarium (PP-RR). É o sétimo protocolado na Casa. O documento é assinado pelo ex-senador Rudson Leite (PV) e Fábio Almeida (PSOL), ambos derrotados pelo governador na eleição passada.

    O pedido reedita as acusações que já pesam contra Denarium na Justiça Eleitoral, onde ele é alvo de três processos de cassação por suspeita de ter usado a máquina pública para se reeleger. No texto, os autores apresentam o que chamam de “novos documentos”.

    “É inegável que Denarium coleciona inúmeras controvérsias alusivas a sua gestão pública, acusações que se lastreiam em investigações repetidamente veiculadas pela imprensa, revelando uma suposta prática abusiva de poder político/econômico, bem como imputadas fraudes e superfaturamento de contratos, desvio de recursos públicos, formação de milícia, nepotismo, além de seu conjeturado envolvimento em esquemas de agiotagem, grilagem de terras e apoio ao garimpo ilegal em terras indígenas”, diz um trecho do pedido.

    A Assembleia Legislativa é presidida pelo deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), antigo aliado de Denarium. Sampaio apoiava o governador desde 2018, quando se elegeu pela primeira vez. Ele se manteve ao lado de Denarium no projeto pela reeleição, mas, em abril deste ano, os dois romperam.

    Questionado sobre o assunto, o presidente da Assembleia disse que encaminhou o material para análise da Procuradoria da Casa com objetivo de verificar os requisitos legais do pedido. Afirmou  ainda que a previsão é de que o plenário decida sobre a abertura do processo de impeachment na semana que vem. “Diante da gravidade das denúncias oferecidas, devo aceitar o pedido e deixar o plenário decidir sobre a abertura do processo”, disse a VEJA.

    Abuso de poder político e econômico

    Denarium já sofreu três condenações de cassação de mandato desde agosto de 2023 – todas referentes a supostas irregularidades cometidas nas eleições de 2022. Dois processos contra Denarium ainda tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). O terceiro, em fase de recurso, já está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda sem previsão de ser analisado pelos ministros. Mesmo com as condenações, a Justiça autorizou Denarium a permanecer no cargo.

    O governador não quis se manifestar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.