Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Olavo diz que Eduardo Bolsonaro como embaixador seria ‘retrocesso’

Para o guru de Jair Bolsonaro, ida do filho do presidente para o cargo seria a destruição de sua carreira como parlamentar

Por André Romani 13 jul 2019, 19h05

Olavo de Carvalho afirmou em vídeo publicado neste sábado, 13, que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, se tornar embaixador do país no Estados Unidos, representaria um “retrocesso” e a destruição da carreira” do parlamentar. Uma possível indicação do filho do presidente para o cargo vem sendo ventilada nos últimos dias.

Segundo Olavo, o deputado teria mais importância atuando como parlamentar. Como exemplo, ele cita que Eduardo teria assinado um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Foro de São Paulo. “O verdadeiro líder deste movimento é Eduardo Bolsonaro. Essa CPI arrisca ser o acontecimento mais importante da nossa história parlamentar”, afirmou o guru de Jair Bolsonaro.

“Ele não pode lançar um movimento dessa envergadura e depois ser um funcionário diplomático em Washington, não faz muito sentido”, continua Olavo, para depois completar, dizendo que como diplomata, o deputado nem “poderia falar sobre o Foro de São Paulo”, argumentou.

 

Bolsonaro citou na quinta-feira, que poderia indicar Eduardo Bolsonaro para o cargo. Na sexta, o parlamentar recebeu apoio do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para assumir a embaixada do Brasil em Washington. Os dois se reuniram no Itamaraty para discutir a situação. “Na verdade, eu vim para uma reunião que já estava previamente agendada antes desses fatos que vieram à tona ontem”, disse Eduardo a jornalistas. “Mas obviamente, eu também aproveitei a oportunidade para falar com o chanceler, ele expressou apoio ao meu nome por ocasião da minha possível indicação à embaixada dos Estados Unidos”, afirmou.

O próprio filho do presidente também defendeu a indicação, destacando sua atuação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara e o fato de ter feito intercâmbio e até mesmo fritado hambúrguer nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A indicação vem sendo muito criticada pela oposição e até por outros membros do governo, como a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP). Pelo Twitter ela defendeu que o deputado não troque o seu cargo na Câmara dos Deputados pela embaixada americana. “Onde Eduardo Bolsonaro é mais útil para a nação? Na Câmara, ajudando a aprovar medidas necessárias, ou no exterior?”, questiona a deputada.

Além disso, o deputado federal Alexandre Frota (PSL-RJ) aplaudiu de pé o discurso de Marcelo Calero na sexta-feira, na Câmara, ao falar de sua proposta de vetar a indicação de pessoas de fora da carreira diplomática para embaixadas. O ato foi considerado uma indireta à Eduardo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.