Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Oposicionista, Delgado é escolhido novo líder do PSB na Câmara

Deputado mineiro substitui Tereza Cristina (MS), destituída pela bancada. Ele vai trocar membros do partido na CCJ para votação de denúncia contra Temer

Por Da redação
Atualizado em 18 out 2017, 13h47 - Publicado em 18 out 2017, 13h47

Integrante da ala do PSB que faz oposição ao governo Michel Temer, o deputado Júlio Delgado (MG) foi escolhido nesta quarta-feira novo líder do partido na Câmara. Ele assumiu o posto após conseguir assinaturas de 20 dos 37 integrantes da bancada apoiando a destituição da então líder, deputada Tereza Cristina (MS), e a escolha dele como substituto dela. Tereza enfrenta um processo de expulsão do partido e pode se filiar ao PMDB, de Temer. Delgado deve ficar no posto até o fim do ano, quando a bancada deve realizar eleição de novo líder, que atuará no ano legislativo de 2018.

O novo líder pessebista afirma que mudará dois dos quatro membros titulares do PSB na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve votar nesta quarta-feira a denúncia contra Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça.

Os deputados Danilo Forte (CE) e Fábio Garcia (MT), que são da ala governista, devem ser substituídos pelos deputados Danilo Cabral (PE) e Hugo Leal (RJ), que devem votar contra Temer. Os outros dois integrantes titulares do PSB na CCJ são o próprio Júlio Delgado e Tadeu Alencar (PE), também favorável à aceitação da denúncia contra Temer. O PSB vive uma crise interna por causa do racha na bancada, dividida entre o grupo pró-Michel Temer e o grupo de oposição ao governo.

Além de Tereza Cristina, são alvos do processo de expulsão do PSB Forte, Garcia e o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho. A saída forçada deles só não se concretizou na última segunda-feira porque o Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve uma liminar proibindo o partido de expulsá-los.

PMDB e DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, querem as filiações dos dissidentes pessebistas. A disputa tem causado atrito entre Maia, que pretendia fortalecer sua legenda, e Temer.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.