Pará: Helder é franco favorito ao Senado, mas Celso Sabino teria dificuldades
Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas
O governador Helder Barbalho (MDB) é franco favorito a ficar com uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa em 2026, segundo levantamento feito entre os dias 25 e 29 pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira, 31.
De acordo com a pesquisa, no principal cenário, o emedebista teria 49,3% das intenções de voto, seguido pelo deputado Éder Mauro (PL), com 32,5%; pelo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), com 20,7%; pelo senador Zequinha Marinho (Podemos), com 19,6%; pelo ex-senador Paulo Rocha (PT), com 15,6%; pelo ex-governador Simão Jatene (sem partido), com 15,1%; e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Chicão Melo (MDB), com 9,3% — veja quadro completo abaixo.
Como a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre Sabino, Marinho e Rocha. O candidato Jatene também estaria empatado, mas apenas Marinho e Rocha.
O cenário mostra que o ministro Celso Sabino, que resolveu desrespeitar a decisão do União Brasil de sair do governo Lula e permanecer no cargo para disputar a vaga ao Senado com apoio do petista, teria dificuldades hoje para garantir a sua vaga.

Paraná Pesquisas – Senado Pará – Cenário 1
Em um segundo cenário, com outros candidatos, as chances de Sabino melhoram. Neste cenário, Helder teria 54,2% das intenções de voto, seguido pelo ministro, com 28,2%; por Zequinha Marinho (27,1%), pelo ex-senador Mário Couto (PL), com 22,7%; e pela vereadora Marinor Brito (PSOL), com 9,0% — veja quadro abaixo.
Eleição ao governo do estado
Na disputa pelo governo do Pará, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), aparece na frente, com 26,0% das intenções de voto, seguido pelo deputado Éder Mauro (PL), com 22,%, e pela vice-governadora Hana Ghassan (MDB), candidata de Helder, com 18,7% — neste cenário, dentro da margem de erro, Mauro está empatado com Daniel Santos e com Hana Ghassan.
Depois, aparecem Simão Jatene (11,4%), Paulo Rocha (5,7%) e Marinor Brito (1,4%) — veja quadro completo abaixo.
Avaliação de governo
A pesquisa também mediu a avaliação do segundo mandato de Helder Barbalho à frente do governo do Pará. Segundo o levantamento, 66,8% aprovam o trabalho do emedebista, contra 29,7% que o reprovam e 3,5% que não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam o governo, 52,6% o consideram ótimo ou bom, enquanto 24,7% o classificam como regular e 21,2% como ruim ou péssimo — veja quadro completo abaixo.

Paraná Pesquisas – Governo do Pará – avaliação
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.505 eleitores em 61 municípios do Pará.
‘Lula foi surpreendido e, com o caos já instalado, deu um presente para a direita’
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’







