Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pelo Twitter, Trump elogia discurso de posse e Bolsonaro agradece

Presidente norte-americano foi representado pelo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo; brasileiro citou perfil fake em agradecimento

Por Da redação
Atualizado em 2 jan 2019, 08h20 - Publicado em 1 jan 2019, 16h59

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou o Twitter para parabenizar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pelo seu discurso de posse.  Em menos de 13 minutos, Bolsonaro agradeceu a cortesia do colega.

“Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro que acaba de fazer um ótimo discurso de posse – os EUA estão com você!”, escreveu Trump. “Caro Sr. Presidente Donald Trump, aprecio verdadeiramente as suas palavras de encorajamento. Juntos, sob a proteção de Deus, vamos trazer prosperidade e progresso para o nosso povo!”, respondeu Bolsonaro. No entanto, ao responder, o presidente brasileiro citou um perfil fake do norte-americano.

Donald Trump não compareceu a cerimônia de posse e está sendo representado pelo Secretário de Governo dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Continua após a publicidade

Quando Bolsonaro foi eleito, Trump telefonou para o novo presidente, em 28 de outubro, para lhe parabenizar. Bolsonaro também utilizou o Twitter para agradecer. 

A rede social, aliás, é algo que aproxima os presidentes. Trump utiliza sua conta para fazer anúncios oficiais e até mesmo discutir com opositores. Bolsonaro também usa com frequência a mesma ferramenta para se comunicar.

Outros líderes

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, veio a Brasília acompanhar a posse do novo governo brasileiro. Pelo Twitter, ele registrou sua chegada no país e o abraço em Bolsonaro durante cerimônia no Congresso Nacional. 

Continua após a publicidade

Netanyahu é um dos dez chefes de estado que vieram prestigiar a posse de Bolsonaro.  “Um abraço caloroso em meu bom amigo, o Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro. Boa sorte, meu amigo!”, tuitou.

Além de Netanyahu,  o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa estão entre os presentes.

Continua após a publicidade

Da América do Sul, os presidentes Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), e Evo Morales (Bolívia) também participam da cerimônia de posse presidencial.

Antes da posse, Morales também recorreu à rede social para dizer que tem convicção que as relações de Bolívia e Brasil são profundas.  “Nós acompanhamos em sua posse o Presidente Jair Bolsonaro com a convicção de que as relações Bolívia-Brasil têm raízes profundas de laços de fraternidade e complementaridade de nossos povos. Somos parceiros estratégicos que olham para o mesmo horizonte do #PatriaGrande”. 

Continua após a publicidade

Outras presenças são os presidentes de Honduras, Juan Orlando Hernández, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além do primeiro-ministro do Marrocos, Saadeddine Othmani.

Os governos da China e Rússia enviaram representantes. Ji Bingxuan, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), representa o país asiático, enquanto Moscou enviou o presidente da Duma (Câmara dos Deputados) Vyacheslav Volodin.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.