Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

PMDB decide expulsar senadora Kátia Abreu por críticas a Temer

Senadora do Tocantins, ex-ministra do governo de Dilma Rousseff (PT), estava afastada do partido desde o início das articulações pelo impeachment da petista

Por Guilherme Venaglia
Atualizado em 4 jun 2024, 18h35 - Publicado em 23 nov 2017, 15h37

Acatando a recomendação da Comissão de Ética do PMDB, o presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), decidiu expulsar da legenda a também senadora Kátia Abreu (TO). A ex-ministra da Agricultura no governo de Dilma Rousseff (PT), foi punida por suas críticas recorrentes à legenda e ao governo do presidente Michel Temer (PMDB).

Em nota publicada no site oficial da legenda, Jucá afirma que a decisão representa uma “nova fase de posicionamento do partido”. A decisão da Comissão de Ética foi unânime. A senadora estava afastada da cúpula do partido desde que se intensificaram as articulações pelo impeachment de Dilma, processo ao qual Kátia se opôs ostensivamente. Ministra entre 2015 e 2016, ela votou no Senado contra a cassação da petista.

Além dela, ao menos outros três senadores peemedebistas – Roberto Requião (PR), Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL) – também têm posturas contrárias às propostas mais polêmicas do governo Temer, como as reformas trabalhista e da Previdência. Em agosto, por meio do seu perfil no Twitter, Kátia Abreu ironizou a motivação de Jucá em expulsar ela e Requião: “Vai pedir a nossa expulsão por falar a verdade? Ou por que não consegue explicar as malas de dinheiro? Está é a política brasileira. Estão cegos.”

A senadora, ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pretende ser candidata ao governo do Tocantins em 2018. Pesquisa Ibope mostra que ela tem boas condições de enfrentar o atual governador, seu agora ex-correligionário Marcelo Miranda (PMDB). Segundo a coluna Radar On-Line, ao menos cinco partidos já teriam se oferecido para abrigar Kátia Abreu. A principal possibilidade seria o PSD, legenda que ela fundou em 2011 ao lado do ex-prefeito Gilberto Kassab e que já tem em suas fileiras o seu filho, o deputado federal Irajá Abreu (TO).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.