Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Popularidade de Lula para de cair no país e tem melhora na região Sul

Pesquisa também traz dados negativos para o presidente, como o aumento do percentual dos que consideram que o Brasil está na direção errada

Por Daniel Pereira Atualizado em 8 Maio 2024, 13h54 - Publicado em 8 Maio 2024, 07h00

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8, traz dois dados positivos para o presidente da República. A aprovação ao trabalho de Lula, que vinha caindo desde agosto do ano passado, quando era de 60%, manteve-se estável entre fevereiro e maio, passando de 51% para 50%, dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.

Não houve mudança fora da margem também no caso da reprovação, que subiu de 46% para 47%, 12 pontos percentuais a mais que em agosto do ano passado e o maior percentual registrado desde o início do terceiro mandato do petista.

No caso da avaliação geral do governo, o quadro também permanece estável. Do total de entrevistados, 33% consideram o desempenho positivo, ante 35% em fevereiro. Outros 33% responderam que é negativo o trabalho realizado até agora, 1 ponto percentual a menos do que em fevereiro.

Frutos no Sul

Apesar da estabilidade no cenário nacional, a popularidade do presidente e do governo melhorou na região Sul. A pesquisa foi realizada entre a quinta-feira, 2, e a segunda-feira, 6. Nesse período, Lula visitou duas vezes o Rio Grande do Sul e anunciou uma série de medidas em resposta ao desastre climático que atinge o estado. A ajuda federal aos gaúchos aparece em segundo lugar entre as notícias positivas sobre o governo citadas pelos entrevistados, ficando atrás apenas dos benefícios do Bolsa Família.

Na região Sul, a aprovação ao trabalho do presidente saltou de 40% para 47% entre fevereiro e maio, e a reprovação caiu de 57% para 52%. Já a avaliação positiva do governo passou de 25% para 34%, enquanto a negativa oscilou, dentro da margem de erro, de 42% para 41%. O crescimento tanto da aprovação do presidente quanto da avaliação positiva do governo ocorreu acima da margem de erro para a região, que é de 6 pontos percentuais.

Continua após a publicidade

Presidente da Quaest, o cientista político Felipe Nunes diz que há no caso uma aparente mudança de trajetória, favorecendo a gestão petista, mas que é preciso esperar mais uma rodada da pesquisa para confirmar se, de fato, ela está ocorrendo.

Mau humor persistente

O levantamento também traz notícias ruins para o petista. Para 49% dos entrevistados, o Brasil está indo na direção errada, contra 41% que acham que caminha na direção certa. Em dezembro, a situação era invertida. Havia mais gente confiante (45%) do que pessimista (43%). Também cresceu o percentual dos que dizem que o presidente não consegue cumprir o que prometeu: eram 56% em fevereiro e agora são 63% em maio.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.