Por que a bancada de Alagoas no Congresso é a única sem indicar emendas
Bancadas dos outros 25 estados e do Distrito Federal fizeram suas indicações, somando R$ 25 bilhões em repasses, mas valor deve cair
Um movimento liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB) na semana passada impediu a aprovação da ata da reunião que definiria as emendas da bancada de Alagoas no Congresso ao Orçamento de 2026, tornando-a a única bancada estadual que, até o momento, não indicou coletivamente a destinação dos repasses a que tem direito.
O prazo para a apresentação dessas emendas se encerrou na última sexta-feira, e o caso foi parar com os presidentes do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho (União Brasil-PB), a quem caberá decidir como solucionar o impasse.
Tudo começou quando Calheiros comunicou ao coordenador da bancada alagoana, deputado Paulão (PT), que não poderia assinar a distribuição das emendas por enxergar nelas uma violação do veto do ministro Flávio Dino, do STF, à individualização de emendas parlamentares coletivas – o que, segundo ele, poderia gerar problemas.
O Radar apurou que Paulão consultou os colegas de Alagoas sobre o caso. A maioria reiterou o apoio às indicações da forma como estavam. Calheiros, então, negou-se a carimbar o modelo. O senador Fernando Farias (MDB) e os deputados Rafael Brito (MDB) e Isnaldo Bulhões (MDB) – relator do Orçamento de 2026 – seguiram sua posição.
Como a indicação das emendas de bancada estadual só tem validade com a assinatura de ao menos dois dos três senadores da unidade federativa, armou-se o impasse.
As outras 26 bancadas estaduais e do Distrito Federal indicaram 249 emendas, no valor total de 25 bilhões de reais, mas espera-se que Bulhões faça cortes no montante desses e de outros tipos de repasse orçamentário para adequá-los ao limite global de emendas, próximo de 50 bilhões de reais reservados para esses recursos em 2025.
‘Janjapalooza’ vira alvo da oposição para criticar gastos das estatais
Moraes manda intimar general a depor como testemunha de Torres







