Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Prioridade será a reforma da Previdência, diz novo presidente do Senado

Davi Alcolumbre fala em 'tocar com celeridade' as propostas enviadas pelo governo Bolsonaro

Por Da redação
Atualizado em 2 fev 2019, 23h18 - Publicado em 2 fev 2019, 22h46

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou depois de sua vitória que considera a reforma da Previdência fundamental e que está de portas abertas para receber o ministro Paulo Guedes, da Economia, e “tocar com celeridade” as propostas enviadas pelo governo Jair Bolsonaro. “Não tenho dúvida que a prioridade será votarmos a reforma da Previdência”, disse.

O parlamentar disse que o Senado é a Casa do entendimento, do diálogo. “O governo vai enviar sua pauta e vão ser feitas avaliações pelas comissões pertinentes”, afirmou. “Os brasileiros apresentaram para o Brasil um novo Congresso”, disse.

Em seu discurso após a eleição, Alcolumbre já havia sinalizado apoio às reformas, afirmando que as considera “urgentes”.

Ele admitiu que a votação foi tumultuada, mas considerou que o Senado “saiu muito grande desse processo por cumprir a decisão judicial”, disse. Na madrugada, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a votação fosse secreta e não aberta como a maioria dos senadores tinha votado anteriormente. Apesar disso, boa parte dos senadores revelaram o voto durante o pleito, inclusive mostrando as cédulas para as câmeras.

Alcolumbre confirmou que foi agendada uma reunião para terça-feira para discutir a proporcionalidade da Casa com os líderes partidários, o que deve determinar a distribuição de cargos na Mesa Diretora e comissões.

Continua após a publicidade

Pasta e flores

Em relação à senadora Katia Abreu (PDT-TO), que protagonizou uma cena curiosa com Alcolumbre na sessão de sexta-feira, dia 1º, ele afirmou que a parlamentar é uma amiga e que estará à disposição dela. A senadora pegou uma pasta da mesa diretora enquanto Alcolumbre presidia a sessão e, quando ele pediu que ela devolvesse, a senadora retrucou “vem tomar”. Neste sábado, a ex-ministra da Agricultura o presenteou com um buquê de flores. “Estamos vivendo outro momento, isso é uma página virada”, disse.

Sobre o principal adversário nesta eleição, Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre afirmou que vai telefonar para o senador e que a experiência dele “vai ser muito importante”. “Assim como vou ligar para todos os senadores, a bandeira vai ser o diálogo”, disse. “O Senado não pode parar, os senadores vão ter que fazer dessa casa o que o Brasil esperar.”

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.