Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara por mais dois anos

Deputado do DEM, que era apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, teve 334 votos; em discurso antes da votação, ele defendeu as reformas

Por Da Redação Atualizado em 1 fev 2019, 22h44 - Publicado em 1 fev 2019, 21h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, por ter um discurso favorável à tramitação de reformas como a da Previdência, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara nesta seta-feira, 1º, para um mandato de mais dois anos.

    Ele teve 334 votos, bem à frente dos demais seis concorrentes:  Fábio Ramalho, do MDB-MG (66 votos), Marcelo Freixo, do PSOL-RJ (50 votos), JHC, do PSB-AL (30 votos), Marcel van Hattem, do Novo-RS (23), Ricardo Barros, do PP-PR (4), e General Peternelli, do PSL-SP (2).

    Maia foi candidato oficial do bloco PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN. Será a terceira vez que ele comandará a Câmara. Ele já havia ocupado um mandato-tampão aopós a cassação de Eduardo Cunha (MDB-RJ) e depois se reelegeu.

    Antes da votação, ele defendeu a aprovação de reformas. “As reformas não são simples, mas elas são necessárias”, disse. Segundo ele, o estado brasileiro perdeu a capacidade de investimento, tanto em nível federal quanto municipal e estadual.

    Maia disse ainda que sempre foi democrático quando presidiu a Casa, ouvindo todas as correntes políticas e ideológicas e que é preciso manter essa estratégia para facilitar a discussão das mudanças necessárias. “Esse é o nosso grande desafio”, afirmou. “Se nós não reformarmos o estado brasileiro, nem a esquerda nem a direita nem os prefeitos nem os governadores conseguirão mudar, por exemplo, a educação deste país”.

    Continua após a publicidade

    Sobre a relação com Bolsonaro, Maia afirmou que irá pensar nas propostas para melhorar o país. “Minha relação com o presidente brasileiro será de muito diálogo e de construção de pautas para tirar o Brasil dessa crise que está vivendo”, disse em entrevista à GloboNews.

    Demais cargos

    Para a primeira vice-presidência, foi eleito o deputado Marcos Pereira (PRB-SP), com 398 votos. Na segunda vice-presidência, Luciano Bivar (PSL-PE) ganhou a disputa em segundo turno contra Charles Evangelista (PSL-MG).

    A primeira secretaria ficará com a deputada Soraya Santos (PR-RJ), que teve 315 votos. Ela concorreu como candidata avulsa. O deputado Giacobo (PR-PR), candidato oficial do bloco, recebeu 183 votos.

    O deputado Mário Heringer (PDT-MG) ficará à frente da segunda secretaria, ao conseguir 408 votos. À terceira secretaria, foi conduzido o deputado Fábio Faria (PSD-RN), com 416 votos. Na quarta secretaria, ficará o deputado André Fufuca (PP-MA), com 408 votos.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.