Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

‘Sentimos medo’, dizem vizinhos do tríplex do Guarujá após invasão

Militantes do MTST ocuparam nesta segunda-feira, durante três horas, o imóvel que levou à condenação do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato

Por Marcella Centofanti
Atualizado em 17 abr 2018, 10h06 - Publicado em 16 abr 2018, 15h55

Quatro moradores do Edifício Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, prestaram depoimento à Polícia Federal sobre a invasão de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ao prédio nesta segunda-feira. Entre as 8h30 e as 11h30, os manifestantes ocuparam o tríplex 164-A do condomínio, reformado pela empreiteira OAS e reservado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de pagar propina ao petista, segundo entendimento do juiz Sergio Moro. O caso levou à condenação de Lula a doze anos e um mês de prisão na Operação Lava Jato, pena que ele cumpre preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril.

Moradora do Solaris, Renata Simões, de 36 anos, contou a VEJA que bateu na porta do imóvel invadido pelo MTST. “Perguntei se eles estavam cientes de que aquele apartamento pertencia à Justiça. Eles disseram que sim”, disse. Renata também conta ter ficado assustada com a chegada dos militantes, no momento em que saía para trabalhar. “Eles passaram pelos nossos apartamentos para chegar ao do Lula”, relata.

A aposentada Helenice Soares Medeiros, de 66 anos, criticou a ação do MTST. “Se o chefe deles está na cadeia, eles devem ir para lá”, afirmou. “Nós ficamos com medo com um grupo de 100 pessoas invadindo nosso prédio”, completou Helenice. Renata Simões corroborou: “Lógico que ficamos com medo”.

Cerca de trinta pessoas, segundo a PM, entraram no prédio. Conforme os advogados do movimento, havia cerca de setenta manifestantes no imóvel, além de oitenta na rua.

Morador do Solaris há dois anos e vizinho do tríplex, o médico Mauricy Magario, de 58 anos, disse que também ficou assustado com o barulho e ligou para a portaria. Como os porteiros estavam ocupados com a movimentação, no entanto, Magario não obteve notícias.

Continua após a publicidade

“Era muita algazarra, pensei que estavam quebrando o apartamento.” Ele, então, foi ver do que se tratava. “Quando abri a porta, aquela bandeira enorme (estava) sendo aberta. Fui perguntar quem era o responsável. Um deles, que se identificou como Danilo, disse que a manifestação era simbólica e pacífica, que não iam fazer nada. Mesmo assim, minha mulher, que está grávida, ficou desesperada e eu, muito preocupado”, conta o médico.

Após uma negociação conduzida por advogados do MTST com a Polícia Militar, os militantes do movimento liderado pelo pré-candidato à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) deixaram o prédio por volta das 11h30. Boulos não estava entre os manifestantes. Ao deixarem o condomínio, os eles gritavam “A verdade é dura, o tríplex não é do Lula” (assista ao vídeo abaixo).

Agentes da Polícia Federal deixaram o edifício às 14h10, após periciar o tríplex. Eles não deram declarações à imprensa.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.