Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Skaf ultrapassa Doria na disputa ao governo de SP, aponta Ibope

Segundo levantamento, candidato do MDB está numericamente à frente, tem 22% contra 21% do tucano, com ambos empatados na margem de erro

Por Estadão Conteúdo 4 ago 2018, 01h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O candidato do MDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, aparece pela primeira vez à frente do ex-prefeito da capital, João Doria (PSDB), na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, segundo uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira, 3.

    De acordo com o levantamento, feito a pedido da TV Bandeirantes, Skaf saiu de 17% das preferências no final de junho para 22% em agosto, enquanto Doria variou de 19% para 21%. Como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais e para menos, ambos estão em situação de empate técnico.

    Atrás dos candidatos do MDB e PSDB, Luiz Marinho (PT) e Marcio França (PSB) chegam a 3%. Brancos e nulos somaram 32%, contra 11% de eleitores que não souberam responder.

    No segundo turno, Skaf também ultrapassou Doria, por 36% a 32%. Brancos e nulos somaram 25%, enquanto não sabem/não responderam atingiram 8%.

    O Ibope mostrou também que a rejeição de Doria chegou a 33% no estado, contra 24% de Skaf. Na capital, o ex-prefeito chegou a 52% de rejeição, contra 25% do emedebista.

    Continua após a publicidade

    Alckmin passa Bolsonaro em SP

    Em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Planalto, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 19% das intenções de voto entre os paulistas, segundo a pesquisa Ibope. Esta é a primeira vez em que Alckmin está numericamente à frente no estado. Considerando a margem de erro, de três pontos porcentuais, o tucano se mantém tecnicamente empatado com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que conta com 16%.

    Em maio, Bolsonaro tinha entre 19% e 20% e o tucano, 15%. Em junho, o deputado pontuava entre 17% e 19% e o ex-governador mantinha 15%.

    Na pesquisa divulgada nesta noite de sexta-feira, na segunda colocação, Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), que tem 11%. Por sua vez, na terceira colocação, ex-ministra do Meio Ambiente empata com Ciro Gomes (PDT), cuja intenção de voto soma 8%.

    Continua após a publicidade

    Este cenário projetado pelo Ibope considera Fernando Haddad como o substituto de Lula. Diferentemente das pesquisas de maio e junho, não foi testado cenário com o ex-governador Jaques Wagner. Assim, o ex-prefeito de São Paulo tem 4% das intenções de voto, mesmo índice do senador Alvaro Dias (Podemos).

    Votos brancos e nulos somam 23% e 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

    Foram ouvidos 1.008 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada por Companhia Rio Bonito Comunicações e divulgada pela Band. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-02337/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-09683/2018.

    Publicidade
    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.