Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

STF encaminha pedido de investigação a Bolsonaro por 7 de setembro

O ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, enviou à PGR petição na qual o presidente é acusado dos crimes de peculato e prevaricação

Por Luisa Purchio Atualizado em 10 set 2022, 10h54 - Publicado em 10 set 2022, 10h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente Bolsonaro e primeira dama Michelle Bolsonaro discursam durante comemoração do Bicentenário da Indepedência do Brasil, neste feriado de sete de setembro, em Brasília. O presidente estava acompanhado de apoiadores, como o empresário Luciano Hang e o pasto Silas Malafaia.
    O presidente Jair Bolsonaro ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do empresário Luciano Hang durante discurso no 7 de setembro (Leo Bahia/Fotoarena/.)

    Na sexta-feira, 9, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou  à Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro devido aos atos nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, no último dia 7 de setembro, às vésperas das eleições presidenciais. Trata-se da notícia-crime apresentada pelo deputado federal Israel Batista (PSB-DF) contra o presidente.

    O procedimento é praxe e faz parte do trâmite processual, uma vez que a PGR é responsável por solicitar investigações de processos criminais da Suprema Corte. A Petição 10576 encaminhada pelo deputado afirma atribui à Bolsonaro “a possível prática dos crimes de peculato (art. 312 do Código Penal – CP) e de prevaricação (art. 319 do CP)”.

    De acordo com o Código Penal, o crime de peculato consiste em “apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”, enquanto prevaricação é “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

    Na petição, o deputado Israel Batista afirma que Bolsonaro utilizou-se “da solene festividade nacional do 7 de setembro (Dia da Pátria) para desenvolver atividade político-partidária, com envolvimento direto de seus asseclas e partidários”. No despacho, Lewandowski afirma que é necessário um exame mais aprofundado e que cabe à PGR eventual abertura de investigações para esclarecer os fatos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.