Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Temer nomeia ex-advogado de Dilma para vaga no TSE

Admar Gonzaga, que defendeu a petista na campanha de 2010, já era ministro-substituto da corte e deve participar de julgamento de chapa

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h00 - Publicado em 31 mar 2017, 10h11

O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu se antecipar em duas semanas e nomear o advogado Admar Gonzaga para a vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonzaga assumirá a cadeira após a aposentadoria do ministro Henrique Neves, no próximo dia 17 de abril e deve participar do julgamento que pode cassar a chapa formada por Temer e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O magistrado foi o mais votado na lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao lado de Tarcísio Vieira e Sergio Silveira Banhos, e vai ocupar uma das vagas destinadas a advocacia. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois defensores. Nomeado por Dilma Rousseff, Admar Gonzaga se tornou ministro-substituto da Corte em 2013.

A escolha de Gonzaga, que advogou para a primeira campanha da chapa Dilma-Temer, em 2010, foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, mais de quinze dias antes da saída de Neves. Segundo o colunista do site de VEJA, Felipe Moura Brasil, o presidente Temer conta com a presença de Gonzaga na corte para fortalecer as suas possibilidades de ser inocentado no processo, que apura se a coligação recebeu recursos de corrupção na campanha da reeleição.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.