Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Quando evangélicos devem ultrapassar católicos no Brasil, segundo demógrafo

José Eustáquio Alves acredita que diminuição do ritmo de expansão evangélica se dá por motivos políticos

Por Ricardo Ferraz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jun 2025, 14h54 - Publicado em 6 jun 2025, 14h36

Se seguir no ritmo atual, a parcela da população evangélica no Brasil, irá ultrapassar a de católicos em 2049, projeta o demógrafo José Eustáquio Alves, funcionário aposentado do IBGE e um dos principais estudiosos do processo de transição religiosa do país.

Anteriormente, Alves vinha trabalhando com a mudança no ano de 2032, levando-se em consideração que haveria um processo de aceleração da migração de uma religião para outra, uma vez que pesquisas de opinião dão conta de que os crentes já teriam rompido a barreira dos 30% e estudos acadêmicos afirmam que a abertura de novos templos evangélicos ocorre na proporção de 17 por dia.

 

Os fenômenos levaram o demógrafo a considerar que a média observada de queda de fieis do catolicismo e aumento dos protestantes seria mais intensa do que o observado desde 1990. O resultado do Censo de 2022, no entanto, fez com que Alves refizesse os cálculos, agora levando em conta apenas o desempenho das últimas décadas.

Atualmente, os evangélicos correspondem a 26,9% da população, 5,2 pontos percentuais a mais do que em 2010, quando eram 21,6% dos brasileiros. Embora significativo, o crescimento é menor do que o ocorrido entre 2000 e 2010 (6,5 pontos percentuais) e entre 1990 e 2000  (6,1 pontos percentuais).

Continua após a publicidade

Quanto ao processo de desaceleração, Alves considera que ele ocorre por conta da conjuntura política no país. Desde de 2018, tem-se observado um alinhamento praticamente automático dos evangélicos com o bolsonarismo, o que pode ter influenciados nas escolhas religiosas: “A identificação com pautas comportamentais e a polarização acabaram por afastar os fieis mais moderados das denominações. As pessoas vão para os cultos para ter conforto espiritual, não para falar de política”, aponta o demógrafo.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.