Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Irmã Dulce: como ela mandava nos políticos

A mais completa biografia sobre a freira baiana, que se tornará santa em outubro, mostra uma mulher influente e de pulso firme

Por Adriana Dias Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 ago 2019, 16h38 - Publicado em 30 ago 2019, 16h37

No próximo 13 de outubro, Irmã Dulce (1914-1992) se tornará a primeira santa brasileira, em cerimônia no Vaticano. Em vida, a religiosa ganhou notoriedade pela vocação de acolher  mendigos e doentes em sua casa e visitar presos nas cadeias. Mas a vida dessa mulher de 1,48 metro de altura e de saúde frágil (no fim da vida chegou a pesar 30 quilos) ia muito além disso.

A freira era uma potência. É nesse cenário que o jornalista Graciliano Rocha ambienta Irmã Dulce, a Santa dos Pobres (editora Planeta), o mais completo livro sobre a futura santa brasileira. Para arregimentar dinheiro para os pobres e construir o Hospital Santo Antônio, em Salvador, a religiosa transitou entre os políticos como poucos.

Uma das relações mais curiosas e íntimas foi com Antônio Carlos Magalhães. Em 1979, ACM mudou a agenda do então presidente João Baptista Figueiredo, durante uma visita à Bahia, incluindo uma passada no Hospital Santo Antônio. Ao chegar à instituição, a freira o pegou pelo braço e conduziu o caminho. Figueiredo viu doentes amontoados em macas pelos corredores, em colchões no chão – inclusive ocupando o espaço do necrotério. Três anos depois, o hospital estava com 800 leitos, 70% mais em relação à década anterior.

De José Sarney, recebeu o número de telefone que tocava diretamente em sua mesa do gabinete do Palácio do Planalto. “Irmã Dulce nunca subiu num palanque”, diz o autor de sua biografia. “Quando lhe perguntavam qual era seu partido, ela dizia: o partido dos pobres.”

Continua após a publicidade

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

capa-2650

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.