Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Carta ao Leitor: O vigor da imprensa

A Editora Abril reafirma o empenho naquilo que constitui sua razão de ser: o jornalismo

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 15h55 - Publicado em 30 ago 2019, 07h40

Algumas vezes a imprensa se torna, ela mesma, o centro de um fato novo e de relevância pública — vale dizer, de uma notícia. Nos últimos dias, em duas oportunidades, isso ocorreu com a Editora Abril, que publica VEJA. Na segunda-feira 26, EXAME, outra revista da casa, realizou em São Paulo a 46ª edição do evento Melhores e Maiores, que premiou as companhias que mais se destacaram no ano de 2018 em vinte setores da economia. No dia seguinte, com mais de 90% de votos favoráveis, a assembleia dos credores do Grupo Abril aprovou o plano de recuperação judicial da empresa. A Abril havia entrado com o pedido em agosto de 2018, para renegociar dívidas no valor de 1,69 bilhão de reais.

No atual cenário brasileiro, o papel dos veículos livres de comunicação só tem crescido, sobretudo em relação à sua missão primordial: fiscalizar os poderes. Uma percepção de qualidade sobre a atuação do Executivo, do Legislativo e do Judiciário passa por um entendimento profundo do exercício das funções de cada um deles; algo que não se restringe ao que é “legal” ou “ilegal”. Para além disso, é preciso enxergar o ineficiente, o imoral e o antiético, sem deixar de lado o produtivo, o ousado, o transformador. É a imprensa — com reportagens e análises, como faz VEJA — que ajuda o cidadão a compreender melhor a complexidade da vida social. Isso, claro, exige recursos. E uma conjuntura econômica fortalecida, dedicada às reformas estruturais capazes de fazer o país avançar — como as comandadas pelo ministro Paulo Guedes, que, otimista com as privatizações, por exemplo, discursou durante uma hora na festa das Melhores e Maiores.

Confiante na retomada do ambiente de negócios no Brasil e tendo superado a etapa de aprovação de seu plano de recuperação judicial, a Editora Abril, com VEJA à frente, reafirma o empenho naquilo que constitui sua razão de ser: o jornalismo. Isso é, sem dúvida, notícia. Uma boa notícia — não apenas para a empresa e seus funcionários, como também para a democracia brasileira.

Publicado em VEJA de 4 de setembro de 2019, edição nº 2650

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.